JESUS ANTES, JESUS DEPOIS....
ANTES, Jesus disse ter vindo só para os judeus. [Mat 15:24]
DEPOIS, disse ter vindo a todos que crêem nele. [João 3:15]
ANTES, Jesus disse que devemos adorar somente a Deus. [Mat 4:10]
DEPOIS, aceitou adoração de seus seguidores. [João 20:28]
ANTES, Jesus disse que não se pregasse a samaritanos. [Mat 10:5]
DEPOIS, ele mesmo vai e prega para eles. [João 4:1-30]
ANTES, Jesus diz que seus seguidores deviam fazer tudo o que os fariseus ensinavam [Mat 23:1-2]
DEPOIS, ele mesmo se nega a fazer e justifica seus seguidores por não fazerem. [Mat 15:2-3]
A minha resposta ao judeu/noahide:
ANTES, Jesus diz que não veio para mudar a lei. {Mat 5:17]
DEPOIS, tenta revogar vários de seus princípios. [Mat 5:27-48]
ANTES, Jesus fala em oculto aos seus seguidores. [Mat 20:17/16:20]
DEPOIS, ele diz que nada disse em oculto [João 18:20]
ANTES, Jesus disse que seus seguidores deveriam amar seus inimigos. [Mat 5:44]
DEPOIS, ele mesmo disse querer matar os seus. [Luc 19:27]
ANTES, Jesus disse que quem fosse batizado seria salvo. [Mar 16:16]
DEPOIS, garantiu ‘salvação’ ao sujeito que foi com ele crucificado, SEM batismo. [Luc 23:43]
ANTES, Jesus disse ao mesmo que ainda naquele dia o tal estaria com ele no paraíso. [Luc 23:43]
DEPOIS, Jesus (já ‘ressurreto’) pede que Maria não toque nele, pois NÃO havia ainda ‘subido ao Pai’. [João 20:17]
ANTES, Jesus disse que não ia subir à festa. [João 7:8]
DEPOIS, ele sobe à festa em secreto. [João 7:10]
ANTES, Jesus permitiu que seus discípulos adquirissem espadas. [Luc 22:36]
DEPOIS, Jesus disse que quem brandisse a espada, pela espada pereceria. [Mat 27:52]
ANTES, Jesus disse que Deus não o deixaria só. [João 8:29/16:32]
DEPOIS, Jesus disse, “Meu Pai, por que me desamparaste?” [Mat 27:46]
ANTES, Jesus diz que nossas boas obras devem ser vistas pelas pessoas. [Mat 5:16]
DEPOIS, Jesus diz que não devemos executar boas obras para que os outros as vejam. [Mat 6:1]
ANTES, Jesus diz que quem chamar outro de ‘louco’ é réu do inferno.
DEPOIS, ele mesmo chama os fariseus de ‘loucos’
ANTES, Jesus diz que o divórcio não é permitido sob nenhuma circunstância. [Mar 10:11/Luc 16:18]
DEPOIS, diz que em caso de adultério, é certo divorciar-se. [Mat 5:32/19:9]
ANTES, Jesus diz que os VERDADEIROS seguidores expulsariam demônios. [Mar 16:17]
DEPOIS, diz que até mesmo os FALSOS seguidores fariam isso. [Mat 7:21-23]
ANTES, Jesus diz que viria antes mesmo que o evangelho fosse pregado em Israel. [Mat 10:23]
DEPOIS, Jesus diz que só viira após a pregação a todo o mundo. [Mat 24:14]
===
ESH (João Alves Correia)
ANTES, Jesus disse ter vindo só para os judeus. [Mat 15:24]
DEPOIS, disse ter vindo a todos que crêem nele. [João 3:15]
ANTES, Jesus disse que devemos adorar somente a Deus. [Mat 4:10]
DEPOIS, aceitou adoração de seus seguidores. [João 20:28]
ANTES, Jesus disse que não se pregasse a samaritanos. [Mat 10:5]
DEPOIS, ele mesmo vai e prega para eles. [João 4:1-30]
ANTES, Jesus diz que seus seguidores deviam fazer tudo o que os fariseus ensinavam [Mat 23:1-2]
DEPOIS, ele mesmo se nega a fazer e justifica seus seguidores por não fazerem. [Mat 15:2-3]
A minha resposta ao judeu/noahide:
ANTES, Jesus diz que não veio para mudar a lei. {Mat 5:17]
DEPOIS, tenta revogar vários de seus princípios. [Mat 5:27-48]
ANTES, Jesus fala em oculto aos seus seguidores. [Mat 20:17/16:20]
DEPOIS, ele diz que nada disse em oculto [João 18:20]
ANTES, Jesus disse que seus seguidores deveriam amar seus inimigos. [Mat 5:44]
DEPOIS, ele mesmo disse querer matar os seus. [Luc 19:27]
ANTES, Jesus disse que quem fosse batizado seria salvo. [Mar 16:16]
DEPOIS, garantiu ‘salvação’ ao sujeito que foi com ele crucificado, SEM batismo. [Luc 23:43]
ANTES, Jesus disse ao mesmo que ainda naquele dia o tal estaria com ele no paraíso. [Luc 23:43]
DEPOIS, Jesus (já ‘ressurreto’) pede que Maria não toque nele, pois NÃO havia ainda ‘subido ao Pai’. [João 20:17]
ANTES, Jesus disse que não ia subir à festa. [João 7:8]
DEPOIS, ele sobe à festa em secreto. [João 7:10]
ANTES, Jesus permitiu que seus discípulos adquirissem espadas. [Luc 22:36]
DEPOIS, Jesus disse que quem brandisse a espada, pela espada pereceria. [Mat 27:52]
ANTES, Jesus disse que Deus não o deixaria só. [João 8:29/16:32]
DEPOIS, Jesus disse, “Meu Pai, por que me desamparaste?” [Mat 27:46]
ANTES, Jesus diz que nossas boas obras devem ser vistas pelas pessoas. [Mat 5:16]
DEPOIS, Jesus diz que não devemos executar boas obras para que os outros as vejam. [Mat 6:1]
ANTES, Jesus diz que quem chamar outro de ‘louco’ é réu do inferno.
DEPOIS, ele mesmo chama os fariseus de ‘loucos’
ANTES, Jesus diz que o divórcio não é permitido sob nenhuma circunstância. [Mar 10:11/Luc 16:18]
DEPOIS, diz que em caso de adultério, é certo divorciar-se. [Mat 5:32/19:9]
ANTES, Jesus diz que os VERDADEIROS seguidores expulsariam demônios. [Mar 16:17]
DEPOIS, diz que até mesmo os FALSOS seguidores fariam isso. [Mat 7:21-23]
ANTES, Jesus diz que viria antes mesmo que o evangelho fosse pregado em Israel. [Mat 10:23]
DEPOIS, Jesus diz que só viira após a pregação a todo o mundo. [Mat 24:14]
===
ESH (João Alves Correia)
Gostas disto.
Magalhães Luís
Jesus nunca mandou batizar ninguém, isso são reflexões das comunidades | "ANTES, Jesus diz que os VERDADEIROS seguidores expulsariam demônios. [Mar 16:17]", Marcos 16:17 é uma interpolação | "DEPOIS, Jesus diz que só viirá após a pregação em todo o mundo. [Mat 24:14]" - Jesus nunca disse isto. E ele nunca mais virá. Nós é que somos o Massiach, quando plasmamos a sua inspiração | "DEPOIS, diz que em caso de adultério, é certo divorciar-se. [Mat 5:32/19:9]" - Ele nunca disse isto. É antes má hermenêutica da Reforma | "ANTES, Jesus diz que nossas boas obras devem ser vistas pelas pessoas. [Mat 5:16]
DEPOIS, Jesus diz que não devemos executar boas obras para que os outros as vejam. [Mat 6:1]" - São meditações das comunidades que nem sempre chegam à mesma conclusão | "ANTES, Jesus disse que Deus não o deixaria só. [João 8:29/16:32]
DEPOIS, Jesus disse, “Meu Pai, por que me desamparaste?” [Mat 27:46]" - Estas nunca foram as palavras de Jesus | "ANTES, Jesus disse que não ia subir à festa. [João 7:8]
DEPOIS, ele sobe à festa em secreto. [João 7:10]" - Mentira piedosa e estratégica | "ANTES, Jesus disse ao mesmo que ainda naquele dia o tal estaria com ele no paraíso. [Luc 23:43]
DEPOIS, Jesus (já ‘ressurreto’) pede que Maria não toque nele, pois NÃO havia ainda ‘subido ao Pai’. [João 20:17] - Trata-se de um problema de onde colocar a vírgula; o grego não tinha estes sinais ortográficos. Cada postura teológica escolhe a sua ou a da sua denominação | "ANTES, Jesus disse ter vindo só para os judeus. [Mat 15:24]
DEPOIS, disse ter vindo a todos que crêem nele. [João 3:15]" - Estas nunca foram as palavras de Jesus, pois ele só acreditava na Eleição do seu Abbá, "nos vasos de honra", "não perdi nenhum dos que tu me deste, excepto o "Filho da Perdição" (vaso de desonra na predestinação)" | http:// www.westarinstit ute.org/
Jesus nunca mandou batizar ninguém, isso são reflexões das comunidades | "ANTES, Jesus diz que os VERDADEIROS seguidores expulsariam demônios. [Mar 16:17]", Marcos 16:17 é uma interpolação | "DEPOIS, Jesus diz que só viirá após a pregação em todo o mundo. [Mat 24:14]" - Jesus nunca disse isto. E ele nunca mais virá. Nós é que somos o Massiach, quando plasmamos a sua inspiração | "DEPOIS, diz que em caso de adultério, é certo divorciar-se. [Mat 5:32/19:9]" - Ele nunca disse isto. É antes má hermenêutica da Reforma | "ANTES, Jesus diz que nossas boas obras devem ser vistas pelas pessoas. [Mat 5:16]
DEPOIS, Jesus diz que não devemos executar boas obras para que os outros as vejam. [Mat 6:1]" - São meditações das comunidades que nem sempre chegam à mesma conclusão | "ANTES, Jesus disse que Deus não o deixaria só. [João 8:29/16:32]
DEPOIS, Jesus disse, “Meu Pai, por que me desamparaste?” [Mat 27:46]" - Estas nunca foram as palavras de Jesus | "ANTES, Jesus disse que não ia subir à festa. [João 7:8]
DEPOIS, ele sobe à festa em secreto. [João 7:10]" - Mentira piedosa e estratégica | "ANTES, Jesus disse ao mesmo que ainda naquele dia o tal estaria com ele no paraíso. [Luc 23:43]
DEPOIS, Jesus (já ‘ressurreto’) pede que Maria não toque nele, pois NÃO havia ainda ‘subido ao Pai’. [João 20:17] - Trata-se de um problema de onde colocar a vírgula; o grego não tinha estes sinais ortográficos. Cada postura teológica escolhe a sua ou a da sua denominação | "ANTES, Jesus disse ter vindo só para os judeus. [Mat 15:24]
DEPOIS, disse ter vindo a todos que crêem nele. [João 3:15]" - Estas nunca foram as palavras de Jesus, pois ele só acreditava na Eleição do seu Abbá, "nos vasos de honra", "não perdi nenhum dos que tu me deste, excepto o "Filho da Perdição" (vaso de desonra na predestinação)"
João Alves Correia
hehehe Gostei da 'mentira piedosa'
hehehe Gostei da 'mentira piedosa'
Magalhães Luís
Você pode mentir João. Desde que seja para cumprir um fim bom. Na infância fomos educados para dizer a verdade e foi-nos ensinado que ser honesto compensa. Contudo, à medida que crescemos, damo-nos conta de que a verdade pode ser muito cruel e poucos relacionamentos poderiam sobreviver à realidade de uma honestidade brutal. Para evitar magoar outros, aprendemos a utilidade das "mentiras piedosas". Por outro lado, as mentiras que construímos apenas em nosso benefício podem magoar e são frequentemente utilizadas apenas para evitar o castigo.
Você pode mentir João. Desde que seja para cumprir um fim bom. Na infância fomos educados para dizer a verdade e foi-nos ensinado que ser honesto compensa. Contudo, à medida que crescemos, damo-nos conta de que a verdade pode ser muito cruel e poucos relacionamentos
Magalhães Luís
A verdade pode alterar o timing de D'us. Mentir ou não mentir?
Em última análise a decisão será sempre individual, pesando os prós e os contras da situação que está em jogo.
A verdade pode alterar o timing de D'us. Mentir ou não mentir?
Em última análise a decisão será sempre individual, pesando os prós e os contras da situação que está em jogo.
João Alves Correia
Não creio que mentir possa ser classificado como algo 'piedoso'
Não creio que mentir possa ser classificado como algo 'piedoso'
Gosto Hoje às 2:06
Magalhães Luís
Jesus tinha um timing. Não era os outros que o determinavam.
Jesus tinha um timing. Não era os outros que o determinavam.
João Alves Correia
Precisava mentir por causa desse 'timing'?
Precisava mentir por causa desse 'timing'?
Gosto Hoje às 2:07
Magalhães Luís
Então não pode ser estratega militar, desportista, político...
Então não pode ser estratega militar, desportista, político...
João Alves Correia
Lying timing? rs
Lying timing? rs
Gosto Hoje às 2:07
João Alves Correia
Jesus era o que desta lsta? Militar, desportista, polítrico ou o que?
Jesus era o que desta lsta? Militar, desportista, polítrico ou o que?
Magalhães Luís
Fale com um especialista sobre o tema. Nem tudo é branco ou preto na vida. Jesus era político.
Fale com um especialista sobre o tema. Nem tudo é branco ou preto na vida. Jesus era político.
Magalhães Luís
E temos outra possibilidade: Jesus não subiu a Jerusalém da maneira como os seus irmãos sugeriram. Eles tinham sugerido que ele fosse e se manifestasse ao mundo (7:4). Mas a Escritura declara de forma explícita que "subiu ele também, não publicamente, mas em oculto" (7:10).
E temos outra possibilidade: Jesus não subiu a Jerusalém da maneira como os seus irmãos sugeriram. Eles tinham sugerido que ele fosse e se manifestasse ao mundo (7:4). Mas a Escritura declara de forma explícita que "subiu ele também, não publicamente, mas em oculto" (7:10).
João Alves Correia
Gostei do 'Jesus era político' - CONCORDO.
Gostei do 'Jesus era político' - CONCORDO.
Gosto Hoje às 2:10
João Alves Correia
Jesus = mentira + política
Jesus = mentira + política
Gosto Hoje às 2:11
Magalhães Luís
Mas era mesmo. Leia: Jesus e o seu Projecto Político Maiêutico.
Mas era mesmo. Leia: Jesus e o seu Projecto Político Maiêutico.
João Alves Correia
Magalhães, que Jesus era político, isso não é novidade para mim - creia.
Magalhães, que Jesus era político, isso não é novidade para mim - creia.
Gosto Hoje às 2:13
Magalhães Luís
A Carta aos Hebreus, o único documento do Novo Testamento que se atreve a chamar Jesus de Sumo sacerdote, tem, entretanto, o cuidado de sublinhar que ele é sacerdote, mas segundo a ordem de Melquisedec, exactamente, porque toda a sua vida e toda a sua intervenção são de natureza política, não religiosa. Aliás, o Cristianismo, na sua inspiração original jesuánica, nunca foi uma religião. Denunciou todas as religiões, como ópio e alienação, a começar pela religião oficial do país de Jesus, centrada no Templo de Jerusalém e na Lei de Moisés. A Fé cristã jesuánica não é religiosa, mas política. Abre-nos ao Mistério de Deus Criador que jamais reivindica das suas criaturas posturas religiosas para com Ele. Cultos nos templos, sacrifícios cruentos de animais ou de frutos da terra, é coisa que Deus, o de Jesus, nunca reclamará em sua honra. A única coisa que Deus reclama das suas criaturas, melhor, que espera das suas criaturas, é que elas cooperem criativamente com Ele na Criação, para a levarem ao seu termo. E isto é política, a mais pura. Com Jesus, pudemos finalmente perceber que Deus pôde começar a criação sem nós, mas depois que nós aparecemos na História como abóbada e síntese de toda a criação anterior, não pode mais levar por diante a sua obra, sem nós. No seu amor, quis associar-nos à sua obra e, agora, ela será o que nós quisermos que seja.
A Carta aos Hebreus, o único documento do Novo Testamento que se atreve a chamar Jesus de Sumo sacerdote, tem, entretanto, o cuidado de sublinhar que ele é sacerdote, mas segundo a ordem de Melquisedec, exactamente, porque toda a sua vida e toda a sua intervenção são de natureza política, não religiosa. Aliás, o Cristianismo, na sua inspiração original jesuánica, nunca foi uma religião. Denunciou todas as religiões, como ópio e alienação, a começar pela religião oficial do país de Jesus, centrada no Templo de Jerusalém e na Lei de Moisés. A Fé cristã jesuánica não é religiosa, mas política. Abre-nos ao Mistério de Deus Criador que jamais reivindica das suas criaturas posturas religiosas para com Ele. Cultos nos templos, sacrifícios cruentos de animais ou de frutos da terra, é coisa que Deus, o de Jesus, nunca reclamará em sua honra. A única coisa que Deus reclama das suas criaturas, melhor, que espera das suas criaturas, é que elas cooperem criativamente com Ele na Criação, para a levarem ao seu termo. E isto é política, a mais pura. Com Jesus, pudemos finalmente perceber que Deus pôde começar a criação sem nós, mas depois que nós aparecemos na História como abóbada e síntese de toda a criação anterior, não pode mais levar por diante a sua obra, sem nós. No seu amor, quis associar-nos à sua obra e, agora, ela será o que nós quisermos que seja.
Magalhães Luís
Bem sei que a palavra Política está pervertida. Tal como a palavra Amor. Ou como a palavra Deus, porventura, a mais pervertida de todas as palavras que pronunciamos. Mas nem por isso havemos de deixar de recorrer a esta palavra. Porque a Fé cristã sem política não presta, é morta. Quanto mais política for, melhor. Quanto mais religiosa for, pior. Quando digo que Deus gosta de Política, não de religião, avanço logo com a prática política de Jesus como paradigma do que é a Política de que Deus gosta. Não tenho, evidentemente, no meu horizonte a prática política dos profissionais da dita. A prática política dos profissionais da política é a nossa desgraça, a desgraça da Humanidade. O mal da Igreja tem sido fugir da Política, deixar a política para os profissionais da política, para os que vivem da política e se governam com a política. Não contente com isso, a Igreja ainda vem depois dizer que a prática de Jesus, constitutivamen te política, é religiosa, não é política. Ora, se à prática política de Jesus a Igreja chama religião, quando o que ela deveria era sublinhar a força de paradigma que essa prática política tem para toda a Humanidade, é evidente que tudo fica baralhado na mente das pessoas e dos povos. O que não acontece por acaso. Quem não sabe que a confusão das mentes é o melhor caldo de cultura onde medram a corrupção e os privilégios de alguns - entre eles, também os líderes das religiões! - os quais, para poderem aguentar-se e desenvolver-se, exigem e defendem uma Ordem mundial da mesma espécie que lhes dê guarida e justifique todos os seus crimes?
Vem tudo isto a propósito da afirmação que aqui quero deixar bem vincada: Macieira da Lixa é, porventura, pelo menos, no meu entender, o mais expressivo lugar teológico de Portugal. Não o lugar teológico de um Deus qualquer, por exemplo do Deus dos cultos politeístas do Paganismo que ainda hoje goza de boa saúde, graças a ter conseguido paganizar as próprias Igrejas, mas do Deus de Jesus, que, como não me cansarei de repetir, é o único Deus que gosta de Política, não de religião, por isso, é o único Deus que se sente honrado e glorificado com mulheres e homens que viram as costas aos templos e aos altares e se ocupam alegremente da Terra, do mundo, cuidam da terra, do mundo e põem todo o seu engenho e toda a sua inteligência na busca e na concretização de soluções justas e verdadeiras que nos ajudem a vencer todos os males, todas as carências, todas as deformações, todos os contratempos, todas as limitações, todas as calamidades, todos os sofrimentos, todas as alienações que nos batam à porta para nos fazerem claudicar na caminhada.
Desde que, na passada década de setenta, aqui aconteceu o Evangelho de um Deus que abertamente recusou pactuar com a criminosa Cruzada da Guerra Colonial; com a idolatria e a mentira da senhora de Fátima e do seu anticomunismo primário; com o sacrificialismo das pessoas e dos povos em sua honra, nomeadamente, das pessoas mais pobres, mais subdesenvolvida s, mais iletradas e mais humilhadas; com o rendoso negócio das missas pelas "almas" dos mortos; com a mentira duma páscoa que nos leva a adorar e a abraçar a cruz, em vez de nos levar a combater todas as cruzes que as minorias privilegiadas fabricam e levantam contra quem ousa atentar contra os seus privilégios e contra a sua Ordem mundial que os consagra como se fossem coisa natural - foi o que fez Jesus e por isso é que acabou pregado numa delas - Macieira da Lixa ergueu-se, na sua fragilidade e na sua pequenez, como uma cidade situada no alto de um monte.
Bem sei que a palavra Política está pervertida. Tal como a palavra Amor. Ou como a palavra Deus, porventura, a mais pervertida de todas as palavras que pronunciamos. Mas nem por isso havemos de deixar de recorrer a esta palavra. Porque a Fé cristã sem política não presta, é morta. Quanto mais política for, melhor. Quanto mais religiosa for, pior. Quando digo que Deus gosta de Política, não de religião, avanço logo com a prática política de Jesus como paradigma do que é a Política de que Deus gosta. Não tenho, evidentemente, no meu horizonte a prática política dos profissionais da dita. A prática política dos profissionais da política é a nossa desgraça, a desgraça da Humanidade. O mal da Igreja tem sido fugir da Política, deixar a política para os profissionais da política, para os que vivem da política e se governam com a política. Não contente com isso, a Igreja ainda vem depois dizer que a prática de Jesus, constitutivamen
Vem tudo isto a propósito da afirmação que aqui quero deixar bem vincada: Macieira da Lixa é, porventura, pelo menos, no meu entender, o mais expressivo lugar teológico de Portugal. Não o lugar teológico de um Deus qualquer, por exemplo do Deus dos cultos politeístas do Paganismo que ainda hoje goza de boa saúde, graças a ter conseguido paganizar as próprias Igrejas, mas do Deus de Jesus, que, como não me cansarei de repetir, é o único Deus que gosta de Política, não de religião, por isso, é o único Deus que se sente honrado e glorificado com mulheres e homens que viram as costas aos templos e aos altares e se ocupam alegremente da Terra, do mundo, cuidam da terra, do mundo e põem todo o seu engenho e toda a sua inteligência na busca e na concretização de soluções justas e verdadeiras que nos ajudem a vencer todos os males, todas as carências, todas as deformações, todos os contratempos, todas as limitações, todas as calamidades, todos os sofrimentos, todas as alienações que nos batam à porta para nos fazerem claudicar na caminhada.
Desde que, na passada década de setenta, aqui aconteceu o Evangelho de um Deus que abertamente recusou pactuar com a criminosa Cruzada da Guerra Colonial; com a idolatria e a mentira da senhora de Fátima e do seu anticomunismo primário; com o sacrificialismo
Magalhães Luís
Não se tornou um lugar santo, como aqueles em que miticamente se diz terem ocorrido certas hierofanias. Tornou-se um verdadeiro lugar teológico, mas daquele Deus que é tão Boa Notícia para as suas criaturas, que estas, estranhamente, experimentam grande dificuldade em reconhecê-lo e em acolhê-lo. Ora, nenhum Deus é tão boa notícia para os seres humanos, como o Deus de Jesus. E também nenhum Deus, fora do Deus de Jesus, tem tanta dificuldade em ser reconhecido e acolhido pela generalidade dos seres humanos. Os seres humanos, enquanto tais, inclinam-se mais para os ídolos cruéis, que exigem deles sacrifícios incruentos e mesmo cruentos, que se comprazem em humilhar os pobres e em fabricar pobres em série. Inclinam-se mais para Deuses e Deusas, como a deusa de Fátima, que se fazem adorar em ricos santuários e em grandes basílicas, que gostam do nosso dinheiro e do nosso ouro, e deleitam-se com o nosso sangue derramado em sua honra. Inclinam-se mais para os Deuses trafulhas, sanguinários, poderosos, que comem criancinhas, aceitam as nossas chantagens, entram no jogo das nossas promessas, tantas vezes sádicas, abençoam os nossos negócios, dão a vitória ao nosso clube de futebol ou à nossa selecção, e, além do mais, ainda nos protegem de morrer nos acidentes ou nos atentados.
Em contrapartida, os seres humanos, na sua generalidade, resistem a vida inteira a um Deus Mistério, a um Deus que se nos entrega sem reservas, a um Deus Perdão, a um Deus Misericórdia, a um Deus que só vê filhas, filhos, todos diferentes, todos iguais, em todas as mulheres, em todos os homens, qualquer que seja a cor da sua pele, a língua em que se exprimem, a condição económica e social em que vivem. Sobretudo, resistem a um Deus que não lhes exige orações, ritos, que não mora nos templos que lhe erguemos, que não se agrada dos altares que levantamos em sua honra, nem dos cultos que sobre eles e em redor deles promovemos em dias e horas certos. Resistem a um Deus Palavra que lhes fala ao coração e à inteligência, sempre para os interpelar e promover à maioridade e à responsabilidad e, a um Deus Espírito ou Sopro que caminha com eles e dentro deles, que os leva ao colo e que a única coisa que espera deles é que se disponham a cooperar alegremente com Ele na mais nobre de todas as acções humano-política s que é levar por diante a criação que ele iniciou sem nós, mas que agora faz questão de só levar por diante connosco, para que nós nos experimentemos filhas suas, filhos seus, à sua imagem e semelhança. E então nunca mais caiamos na tentação de regressar à selva, à animalidade, ao obscurantismo, à idolatria, de onde provimos. A um Deus assim nós, seres humanos, oferecemos quase sempre forte resistência e poucos são aquelas, aqueles de nós que nos abrimos a Ele e nos tornamos progressivament e seus íntimos, bem ao jeito de Jesus de Nazaré, o ser humano integral e definitivo.
É por ver as coisas assim, com esta profundidade, que de novo me deixei conduzir a Macieira da Lixa, onde há mais de trinta anos, na minha insignificância e pequenez, não fui capaz de resistir ao Espírito Santo e só por isso Ele lá conseguiu fazer acontecer aqui o Evangelho de Deus, do Deus de Jesus, que gosta de Política e não de religião. Nessa altura, o país e o mundo emocionaram-se vivamente e eram muitos os que se interrogavam sobre o que poderia significar todo aquele feliz "reboliço" que aqui se viveu. O país e o mundo descobriram Macieira da Lixa e por momentos tiveram os olhos postos nesta pequena terra, neste pequeno povo. O próprio Bispo do Porto de então chegou a reconhecer, com viva emoção, que, vinte séculos depois, o Evangelho tinha voltado ao Pretório e, desta vez, saíra absolvido (referia-se, evidentemente, ao meu primeiro julgamento no Tribunal Plenário do Porto). Mas, a partir daí, a repressão política e os fanatismos religiosos passaram a subir de tom e, algum tempo depois, já quase todos - Bispo incluído - se assustaram com o Evangelho deste Deus que gosta de Política, não de religião, e tudo fizeram para o silenciar, não fosse o povo abrir definitivamente os olhos, soltar de vez a língua, atrever-se finalmente a assumir protagonismos políticos que ninguém sabia aonde poderiam levar. E não é que depois da minha segunda prisão e do segundo julgamento no Plenário do Porto, me vi autocraticament e destituído da paróquia e tudo voltou ao que era dantes?! Porém, esse Momento, de luz, de Verdade, de Libertação para a liberdade, de Dignidade humana, de Política, a mais pura, numa palavra, esse kairós que aqui aconteceu, nunca mais foi esquecido, perdura na nossa memória colectiva como boa notícia, como esperança, como sacramento que revela/ grita o que as Igrejas e as religiões sistematicamente escondem, a saber, aquele Deus verdadeiramente único que, para espanto e escândalo das pessoas e dos povos, gosta de Política, não gosta de religião, quando, afinal, as pessoas e os povos continuam a gostar mais de religião do que de Política e a preferir adorar um Deus que goste de religião e deteste a Política.
Mas [...] aqui está, teimosamente, como incontornável lugar teológico, a revelar/ proclamar ao mundo o Evangelho do Deus de Jesus, o único Deus que sabemos que é verdadeiro, precisamente, porque gosta de Política, não de religião, quer Misericórdia, não culto nos templos. Para ajudar a dar mais "voz" a este anúncio ao mundo do século XXI, mas munido da Fé de Jesus. Singelamente aberto ao seu Espírito. E vestido da sua alegria.
Não se tornou um lugar santo, como aqueles em que miticamente se diz terem ocorrido certas hierofanias. Tornou-se um verdadeiro lugar teológico, mas daquele Deus que é tão Boa Notícia para as suas criaturas, que estas, estranhamente, experimentam grande dificuldade em reconhecê-lo e em acolhê-lo. Ora, nenhum Deus é tão boa notícia para os seres humanos, como o Deus de Jesus. E também nenhum Deus, fora do Deus de Jesus, tem tanta dificuldade em ser reconhecido e acolhido pela generalidade dos seres humanos. Os seres humanos, enquanto tais, inclinam-se mais para os ídolos cruéis, que exigem deles sacrifícios incruentos e mesmo cruentos, que se comprazem em humilhar os pobres e em fabricar pobres em série. Inclinam-se mais para Deuses e Deusas, como a deusa de Fátima, que se fazem adorar em ricos santuários e em grandes basílicas, que gostam do nosso dinheiro e do nosso ouro, e deleitam-se com o nosso sangue derramado em sua honra. Inclinam-se mais para os Deuses trafulhas, sanguinários, poderosos, que comem criancinhas, aceitam as nossas chantagens, entram no jogo das nossas promessas, tantas vezes sádicas, abençoam os nossos negócios, dão a vitória ao nosso clube de futebol ou à nossa selecção, e, além do mais, ainda nos protegem de morrer nos acidentes ou nos atentados.
Em contrapartida, os seres humanos, na sua generalidade, resistem a vida inteira a um Deus Mistério, a um Deus que se nos entrega sem reservas, a um Deus Perdão, a um Deus Misericórdia, a um Deus que só vê filhas, filhos, todos diferentes, todos iguais, em todas as mulheres, em todos os homens, qualquer que seja a cor da sua pele, a língua em que se exprimem, a condição económica e social em que vivem. Sobretudo, resistem a um Deus que não lhes exige orações, ritos, que não mora nos templos que lhe erguemos, que não se agrada dos altares que levantamos em sua honra, nem dos cultos que sobre eles e em redor deles promovemos em dias e horas certos. Resistem a um Deus Palavra que lhes fala ao coração e à inteligência, sempre para os interpelar e promover à maioridade e à responsabilidad
É por ver as coisas assim, com esta profundidade, que de novo me deixei conduzir a Macieira da Lixa, onde há mais de trinta anos, na minha insignificância
Mas [...] aqui está, teimosamente, como incontornável lugar teológico, a revelar/
João Alves Correia
Os cristãos que resolvam o problema pois sempre aplicam a ele a figura do Servo Sofredor, que em cuja língua não se encontrou engano (mentira) em sua boca (Is 53:9).
Os cristãos que resolvam o problema pois sempre aplicam a ele a figura do Servo Sofredor, que em cuja língua não se encontrou engano (mentira) em sua boca (Is 53:9).
Gosto Hoje às 2:16
João Alves Correia
Bem, como já sabemos que Jesus é um político que usou de mentira, vou dormir tranquilo hoje com a sensação de dever cumprido. Boa noite, Magalhaes.
Bem, como já sabemos que Jesus é um político que usou de mentira, vou dormir tranquilo hoje com a sensação de dever cumprido. Boa noite, Magalhaes.
Gosto Hoje às 2:17
Magalhães Luís
Você tem uma noção de mentira "especial". Parece saida dos evangelicais. A vida real é outra coisa. Mesmos os rabinos permitem mentiras "brancas".
Você tem uma noção de mentira "especial". Parece saida dos evangelicais. A vida real é outra coisa. Mesmos os rabinos permitem mentiras "brancas".
Magalhães Luís
Corrija e amplie a sua definição. Deve ser do tempo em que era pastor ou professor de seminário. Na universidade você aprende. Procure um professor de uma universidade.
Corrija e amplie a sua definição. Deve ser do tempo em que era pastor ou professor de seminário. Na universidade você aprende. Procure um professor de uma universidade.
Magalhães Luís
Exemplo » "What came to my mind was this:
Many times during the Second World War, German, Polish, Dutch and other nationals from other countries had to tell pious lies to save others - Gypsies, Jehova's Witnesses, Homossexuals, Jews, Protestants and Catholics from being taken prisoners by the Nazis: They had to tell lies as to not reveal these innocent people's locations. In that context, I believe it was more than ok..."
Exemplo » "What came to my mind was this:
Many times during the Second World War, German, Polish, Dutch and other nationals from other countries had to tell pious lies to save others - Gypsies, Jehova's Witnesses, Homossexuals, Jews, Protestants and Catholics from being taken prisoners by the Nazis: They had to tell lies as to not reveal these innocent people's locations. In that context, I believe it was more than ok..."
Magalhães Luís
Outro exemplo: "What about Rahab in the book of Joshua? She lied and said that she'd seen the Israelite spies leaving town, when in reality they were hiding up on the roof?"
Outro exemplo: "What about Rahab in the book of Joshua? She lied and said that she'd seen the Israelite spies leaving town, when in reality they were hiding up on the roof?"
Magalhães Luís
Sabes, João "Esh", esta definição do Mundo "laico" que pensam os teus amigos... "Haredim (“Those who tremble”) are Jewish fundamentalists who strictly observe Jewish laws and customs and follow the dictates of their rabbis. They live apart as much as possible from the secular world, which they regard as intrinsically corrupt." - O mundo não é tanto como os teus amigos haredim o "pintam". -http:// factsanddetails. com/ world.php?itemid =1361
Sabes, João "Esh", esta definição do Mundo "laico" que pensam os teus amigos... "Haredim (“Those who tremble”) are Jewish fundamentalists
Magalhães Luís
Everyone tells a white lie on occasion, it’s just a question of why. Some white lies save relationships, some ease a hectic situation, and others buy us time. The list could go on forever. Stretching the truth is a natural component of human instinct because it’s the easy way out. We all do it, so there is no reason to deny it. Honestly, I think the world is probably a better place because of our white lies.
As long as we aren’t hurting others or breaking the law, these innocent lies can make life more pleasant. They can absorb potential friction between our varying personalities and vacillating moods as we nudge into one another on the quest through our daily routine. Most of these white lies only stretch an interpretation of what the truth actually is anyways. Given our rigid optimism to each lead a tailored ideal life, white lies simply cushion us from ourselves.
Here’s my list of the 15 most common white lies and why we tell them:
It wasn’t me! – Because some things just aren’t worth taking credit for.
The table will be ready in 5 minutes. – Because it sounds a lot better than 15 minutes.
Oh, yeah. That makes sense. – Because option B involves admitting that I am clueless.
Thank you so much! I just love it! – Because telling someone that their gift sucked would make me look like an insensitive jerk.
Yeah, you look great in that dress. – Because it’s better than being slapped.
Oh, things would have been different if I was there! – Because I’m Superman and I can always make a difference… or at least that’s how I want others to perceive of me.
No, officer… I have no idea how fast I was going. – Because claiming ignorance is sometimes better than admitting to insubordination .
I’m 29. – Because 29 is like 20 years younger than 30.
Yeah, I’ll start working on that ASAP! – Because telling you I have 10 things to do first would just irritate you.
Yes, John was with me last night. – Because that’s what friends do… we agree and ask questions later.
My resume is 5 pages long for a good reason. – Because I’m darn good at bullshittin’!
Man, that sucker was 10 feet long! – Because anything less would be boring.
Yeah, I was a badass on my high school football team! – Because I want to be seen by others in an even stronger light than I see myself.
I’m 21, 6’5, with a muscular build. – Because you can’t see me in this online chat room… ha ha!
I thought I already sent that email out. I’m sure I did. – Because telling you that it was a low priority and I forgot would probably hurt our relationship.
Also, check out these best selling books on common white lies:
How To Spot A Liar: Why People Don’t Tell The Truth and How You Can Catch Them
Why We Lie: The Evolutionary Roots of Deception and the Unconscious Mind
The Truth About Lying: How to Spot a Lie and Protect Yourself from Deception
Everyone tells a white lie on occasion, it’s just a question of why. Some white lies save relationships, some ease a hectic situation, and others buy us time. The list could go on forever. Stretching the truth is a natural component of human instinct because it’s the easy way out. We all do it, so there is no reason to deny it. Honestly, I think the world is probably a better place because of our white lies.
As long as we aren’t hurting others or breaking the law, these innocent lies can make life more pleasant. They can absorb potential friction between our varying personalities and vacillating moods as we nudge into one another on the quest through our daily routine. Most of these white lies only stretch an interpretation of what the truth actually is anyways. Given our rigid optimism to each lead a tailored ideal life, white lies simply cushion us from ourselves.
Here’s my list of the 15 most common white lies and why we tell them:
It wasn’t me! – Because some things just aren’t worth taking credit for.
The table will be ready in 5 minutes. – Because it sounds a lot better than 15 minutes.
Oh, yeah. That makes sense. – Because option B involves admitting that I am clueless.
Thank you so much! I just love it! – Because telling someone that their gift sucked would make me look like an insensitive jerk.
Yeah, you look great in that dress. – Because it’s better than being slapped.
Oh, things would have been different if I was there! – Because I’m Superman and I can always make a difference… or at least that’s how I want others to perceive of me.
No, officer… I have no idea how fast I was going. – Because claiming ignorance is sometimes better than admitting to insubordination
I’m 29. – Because 29 is like 20 years younger than 30.
Yeah, I’ll start working on that ASAP! – Because telling you I have 10 things to do first would just irritate you.
Yes, John was with me last night. – Because that’s what friends do… we agree and ask questions later.
My resume is 5 pages long for a good reason. – Because I’m darn good at bullshittin’!
Man, that sucker was 10 feet long! – Because anything less would be boring.
Yeah, I was a badass on my high school football team! – Because I want to be seen by others in an even stronger light than I see myself.
I’m 21, 6’5, with a muscular build. – Because you can’t see me in this online chat room… ha ha!
I thought I already sent that email out. I’m sure I did. – Because telling you that it was a low priority and I forgot would probably hurt our relationship.
Also, check out these best selling books on common white lies:
How To Spot A Liar: Why People Don’t Tell The Truth and How You Can Catch Them
Why We Lie: The Evolutionary Roots of Deception and the Unconscious Mind
The Truth About Lying: How to Spot a Lie and Protect Yourself from Deception
Magalhães Luís
http://ohr.edu/ ask_db/ ask_main.php »» Carson Hughes wrote:
Dear Rabbi,
Is a "white lie" a sin? This question was raised in our Sunday School class by a 7th grade student.
Dear Carson Hughes,
A "white lie" - a falsehood which does not cause any harm - is not as serious as cheating or being dishonest in business, but it is still prohibited. Rabbi Yona Girundi in his classic "The Gates of Repentance" enumerates nine different levels of falsifying, beginning with dishonesty in crime and monetary matters and ending with a few types of "white lie." I very highly recommend the study of this passage.
In limited cases, lying is permitted; for instance where it will bring peace between people. Moshe's brother Aharon is praised for the way he made peace between quarreling parties: Aharon would approach one of the people and say "The other person sent me to tell you that he apologizes and is truly sorry for the way he acted towards you." Then he would go to the other person and say the same thing. The next time the two people met on the street, they would ask each other for forgiveness.
Even when it is permitted to lie, one should avoid it if possible, as illustrated by the following incident in the Talmud. The wife of the great Talmudic sage Rav always did the opposite of what he requested. If Rav asked for lentils she made beans, if he asked for beans she made lentils. When Rav's son, Chiya, grew up, he tried to correct the situation. Chiya told his mother the opposite of what his father wanted, thereby tricking her into making the correct food. Rav, realizing what Chiya had done, chastised him by quoting the verse: "They have taught their tongues to speak falsehood." Rav meant that a person should avoid lying even where it is permitted, lest he become accustomed to lying and lose his integrity.
Sources:
The Gates of Repentance (c. 1100 C. Eyiddle.), Gate 3 notes 178-186
Tractate Yevamot 63a, 65b
Yirmiyahu 9
Tractate Kalla Rabbati 3:5
http://ohr.edu/
Dear Rabbi,
Is a "white lie" a sin? This question was raised in our Sunday School class by a 7th grade student.
Dear Carson Hughes,
A "white lie" - a falsehood which does not cause any harm - is not as serious as cheating or being dishonest in business, but it is still prohibited. Rabbi Yona Girundi in his classic "The Gates of Repentance" enumerates nine different levels of falsifying, beginning with dishonesty in crime and monetary matters and ending with a few types of "white lie." I very highly recommend the study of this passage.
In limited cases, lying is permitted; for instance where it will bring peace between people. Moshe's brother Aharon is praised for the way he made peace between quarreling parties: Aharon would approach one of the people and say "The other person sent me to tell you that he apologizes and is truly sorry for the way he acted towards you." Then he would go to the other person and say the same thing. The next time the two people met on the street, they would ask each other for forgiveness.
Even when it is permitted to lie, one should avoid it if possible, as illustrated by the following incident in the Talmud. The wife of the great Talmudic sage Rav always did the opposite of what he requested. If Rav asked for lentils she made beans, if he asked for beans she made lentils. When Rav's son, Chiya, grew up, he tried to correct the situation. Chiya told his mother the opposite of what his father wanted, thereby tricking her into making the correct food. Rav, realizing what Chiya had done, chastised him by quoting the verse: "They have taught their tongues to speak falsehood." Rav meant that a person should avoid lying even where it is permitted, lest he become accustomed to lying and lose his integrity.
Sources:
The Gates of Repentance (c. 1100 C. Eyiddle.), Gate 3 notes 178-186
Tractate Yevamot 63a, 65b
Yirmiyahu 9
Tractate Kalla Rabbati 3:5
Magalhães Luís
Destaco: "In limited cases, lying is permitted; for instance where it will bring peace between people. Moshe's brother Aharon is praised for the way he made peace between quarreling parties: Aharon would approach one of the people and say "The other person sent me to tell you that he apologizes and is truly sorry for the way he acted towards you." Then he would go to the other person and say the same thing. The next time the two people met on the street, they would ask each other for forgiveness.
Even when it is permitted to lie, one should avoid it if possible, as illustrated by the following incident in the Talmud. The wife of the great Talmudic sage Rav always did the opposite of what he requested. If Rav asked for lentils she made beans, if he asked for beans she made lentils. When Rav's son, Chiya, grew up, he tried to correct the situation. Chiya told his mother the opposite of what his father wanted, thereby tricking her into making the correct food. Rav, realizing what Chiya had done, chastised him by quoting the verse: "They have taught their tongues to speak falsehood." Rav meant that a person should avoid lying even where it is permitted, lest he become accustomed to lying and lose his integrity."
Destaco: "In limited cases, lying is permitted; for instance where it will bring peace between people. Moshe's brother Aharon is praised for the way he made peace between quarreling parties: Aharon would approach one of the people and say "The other person sent me to tell you that he apologizes and is truly sorry for the way he acted towards you." Then he would go to the other person and say the same thing. The next time the two people met on the street, they would ask each other for forgiveness.
Even when it is permitted to lie, one should avoid it if possible, as illustrated by the following incident in the Talmud. The wife of the great Talmudic sage Rav always did the opposite of what he requested. If Rav asked for lentils she made beans, if he asked for beans she made lentils. When Rav's son, Chiya, grew up, he tried to correct the situation. Chiya told his mother the opposite of what his father wanted, thereby tricking her into making the correct food. Rav, realizing what Chiya had done, chastised him by quoting the verse: "They have taught their tongues to speak falsehood." Rav meant that a person should avoid lying even where it is permitted, lest he become accustomed to lying and lose his integrity."
Magalhães Luís
""They have taught their tongues to speak falsehood." Rav meant that a person should avoid lying even where it is permitted, lest he become accustomed to lying and lose his integrity."" Eis a razão de se evitar a mentira.
""They have taught their tongues to speak falsehood." Rav meant that a person should avoid lying even where it is permitted, lest he become accustomed to lying and lose his integrity."" Eis a razão de se evitar a mentira.
Jonas Justiniano
Olá Esh, tudo bem? vamos analizar os textos categoricamente , e em seus devido contexto
ANTES, Jesus disse ter vindo só para os judeus. [Mat 15:24]
DEPOIS, disse ter vindo a todos que crêem nele. [João 3:15]
R: Sim amigo, Cristo veio SENÃO para as ovelhas perdidas de Israel. Porém ele veio para os seus e os seus não o receberão..
"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam." (João 1 : 11)...por causa da incredulidade do povo Judeu o reino
foi dirado deles e dado a outra nação que dê frutos, "Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos." (Mateus 21 : 43)
Cristo veio para os Judeus, e Deus deu um profundo sono ao povo Judeu, para que a plenitude dos Gentios entrassem (Romanos 11).
ANTES, Jesus disse que devemos adorar somente a Deus. [Mat 4:10]
DEPOIS, aceitou adoração de seus seguidores. [João 20:28]
R: Não há contradição, pois Jesus é Deus (João 1:1-3).
ANTES, Jesus diz que seus seguidores deviam fazer tudo o que os fariseus ensinavam [Mat 23:1-2]
DEPOIS, ele mesmo se nega a fazer e justifica seus seguidores por não fazerem. [Mat 15:2-3]
R: O Segundo texto de Mateus Cristo não nega o lavar de mãos, ele nega a hipocrisia dos Fariseus de se importarem com mandamentos
tão pequenos, e negarem os mandamentos que Deus deu, ele mesmo diz, "Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo." (Mateus 23 : 24)
Cristo não estava pregando contra o ensinamento dos Fariseus, mas sim contra a anulação da Lei que eles praticavam, se lembrando dos mandamentos de homens, e se esquecendo da justiça de Deus.
ANTES, Jesus diz que não veio para mudar a lei. {Mat 5:17]
DEPOIS, tenta revogar vários de seus princípios. [Mat 5:27-48]
R: Repare que Cristo não fez de maneira ALGUMA uma desconsideração da Lei, ele apenas acrescentou mandamentos MORAIS...
Vamos observar: 27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Acha isso errado? acha que o que Cristo fez foi anular a Lei, ou ele deu um sentido a ela? ele realmente não precisaria afirmar tal coisa se a nação judaica não tivesse CORROMPIDA pelo pecado.
Olá Esh, tudo bem? vamos analizar os textos categoricamente
ANTES, Jesus disse ter vindo só para os judeus. [Mat 15:24]
DEPOIS, disse ter vindo a todos que crêem nele. [João 3:15]
R: Sim amigo, Cristo veio SENÃO para as ovelhas perdidas de Israel. Porém ele veio para os seus e os seus não o receberão..
"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam." (João 1 : 11)...por causa da incredulidade do povo Judeu o reino
foi dirado deles e dado a outra nação que dê frutos, "Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos." (Mateus 21 : 43)
Cristo veio para os Judeus, e Deus deu um profundo sono ao povo Judeu, para que a plenitude dos Gentios entrassem (Romanos 11).
ANTES, Jesus disse que devemos adorar somente a Deus. [Mat 4:10]
DEPOIS, aceitou adoração de seus seguidores. [João 20:28]
R: Não há contradição, pois Jesus é Deus (João 1:1-3).
ANTES, Jesus diz que seus seguidores deviam fazer tudo o que os fariseus ensinavam [Mat 23:1-2]
DEPOIS, ele mesmo se nega a fazer e justifica seus seguidores por não fazerem. [Mat 15:2-3]
R: O Segundo texto de Mateus Cristo não nega o lavar de mãos, ele nega a hipocrisia dos Fariseus de se importarem com mandamentos
tão pequenos, e negarem os mandamentos que Deus deu, ele mesmo diz, "Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo." (Mateus 23 : 24)
Cristo não estava pregando contra o ensinamento dos Fariseus, mas sim contra a anulação da Lei que eles praticavam, se lembrando dos mandamentos de homens, e se esquecendo da justiça de Deus.
ANTES, Jesus diz que não veio para mudar a lei. {Mat 5:17]
DEPOIS, tenta revogar vários de seus princípios. [Mat 5:27-48]
R: Repare que Cristo não fez de maneira ALGUMA uma desconsideração
Vamos observar: 27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Acha isso errado? acha que o que Cristo fez foi anular a Lei, ou ele deu um sentido a ela? ele realmente não precisaria afirmar tal coisa se a nação judaica não tivesse CORROMPIDA pelo pecado.
Gosto há 11 horas
Jonas Justiniano
ANTES, Jesus fala em oculto aos seus seguidores. [Mat 20:17/16:20]
DEPOIS, ele diz que nada disse em oculto [João 18:20]
R: Essa eu acho que o senhor confundio, pois a resposta é clara no próprio verso 20:Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e nada disse em oculto.
Cristo fala ai da DOUTRINA ensinada. Quando Cristo se reunia com seus discípulos era para assuntos particulares, mas ele falou de sua doutrina a toda nação Judaica, tanto que em uma pregação sua, milhares de almas sairam, pois ficaram ESCANDALIZADAS.
ANTES, Jesus disse que seus seguidores deveriam amar seus inimigos. [Mat 5:44]
DEPOIS, ele mesmo disse querer matar os seus. [Luc 19:27]
R: O “homem” era Jesus Cristo. Ele ia em breve empreender uma longa viagem “para fora”, de volta a seu Pai no céu. Jesus ia fazer isso após a sua morte e ressurreição. Havia de assentar-se ali “à direita de Deus, daí em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo dos seus pés”. (Heb. 10:12, 13) Levaria um longo tempo até que recebesse de seu Pai a ordem de assumir os plenos poderes do reino, mas naquele tempo ele primeiro inspecionaria e recompensaria seus “escravos”. Esperaria que estivessem em harmonia, cuidando de seu ‘negócio’, não em divergência entre si. Depois de terminar a inspeção, expulsaria seus inimigos da terra, conforme mostrado em Lucas 19:15-27. — Sal. 110:1-3.
ANTES, Jesus disse que quem fosse batizado seria salvo. [Mar 16:16]
DEPOIS, garantiu ‘salvação’ ao sujeito que foi com ele crucificado, SEM batismo. [Luc 23:43]
Primeiramente há dois tipos de Batismo, o batismo nas águas, e o Batismo no fogo. "Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo." (Lucas 3 : 16)
O Batismo que garante a salvação é o Batismo no fogo (Espírito Santo) que é o Batismo dado a todo aquele que é dado o arrependimento.
R:ANTES, Jesus disse ao mesmo que ainda naquele dia o tal estaria com ele no paraíso. [Luc 23:43]
DEPOIS, Jesus (já ‘ressurreto’) pede que Maria não toque nele, pois NÃO havia ainda ‘subido ao Pai’. [João 20:17]
Nas originais há uma vírgula, o texto na verdade fica assim: "Na verdade te digo HOJE, estarás comigo no paraíso..."
ANTES, Jesus disse que não ia subir à festa. [João 7:8]
DEPOIS, ele sobe à festa em secreto. [João 7:10]
R: Pra responder essa eu vou somente colocar em Capslock o versículo. 8 Subi vós a esta festa; eu não subo AINDA (AINDA) a esta festa, porque ainda o meu tempo não está cumprido.
ANTES, Jesus permitiu que seus discípulos adquirissem espadas. [Luc 22:36]
DEPOIS, Jesus disse que quem brandisse a espada, pela espada pereceria. [Mat 27:52]
R: Jesus pediu pra eles comprarem para a profecia uma profecia ser cumprida: 37 Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento.
porém Cristo condenou o USO da espada. Ele pediu pra eles comprarem a espada, somente isso. À primeira vista, é fácil vermos como alguém poderia pensar que esta passagem está contrariando os ensinos anteriores de Jesus sobre a não-resistência . Mas quando lemos o resto do capítulo, vemos que este não era o caso. Imediatamente, após dizer a seus apóstolos que comprassem uma espada, Jesus explicou: “Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento” (Lucas 22:37). De maneira que o próprio Jesus explicou suas palavras. O propósito das espadas foi simplesmente para que se cumprisse a profecia de Isaías 53:12, a qual dizia que Jesus seria contado com os pecadores.
O próximo versículo é mais claro ainda: “E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta” (Lucas 22:38).Obviamen te, Jesus não estava dizendo a seus apóstolos que se preparassem para um conflito armado. Afinal de contas, duas espadas não eram suficientes para defender doze homens. Mais exatamente, as duas espadas eram suficientes para que se cumprisse a profecia do Antigo Testamento.
ANTES, Jesus disse que Deus não o deixaria só. [João 8:29/16:32]
DEPOIS, Jesus disse, “Meu Pai, por que me desamparaste?” [Mat 27:46]
R: João 8:29 E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.
Repare que ai o tempo está no PRESENTE, ou seja, o pai até ali não o tinha deixado só.
16:32 Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.
R: O pai estava com Cristo em todos os seus momentos, porém como relatado por Cristo na cruz, SOMENTE NO MOMENTO DO SEU SOFRIMENTO que o pai o deixou sem auxílio, mas isso significa que Deus não estava com ele? de modo algum, vamos ler o Salmo de David:
SALMOS 22
2 Meu D-us, Meu D-us, por que me desamparaste ? Distante de minha salvação (estão) as palavras de meu clamor.
Significa que Deus abandonou David? . Resumindo, Deus estava com Cristo no sentido de APOIAR O SEU PAPEL ministerial, porém agradou a Deus moer a Cristo para que se cumprisse as escrituras.
ANTES, Jesus fala em oculto aos seus seguidores. [Mat 20:17/16:20]
DEPOIS, ele diz que nada disse em oculto [João 18:20]
R: Essa eu acho que o senhor confundio, pois a resposta é clara no próprio verso 20:Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e nada disse em oculto.
Cristo fala ai da DOUTRINA ensinada. Quando Cristo se reunia com seus discípulos era para assuntos particulares, mas ele falou de sua doutrina a toda nação Judaica, tanto que em uma pregação sua, milhares de almas sairam, pois ficaram ESCANDALIZADAS.
ANTES, Jesus disse que seus seguidores deveriam amar seus inimigos. [Mat 5:44]
DEPOIS, ele mesmo disse querer matar os seus. [Luc 19:27]
R: O “homem” era Jesus Cristo. Ele ia em breve empreender uma longa viagem “para fora”, de volta a seu Pai no céu. Jesus ia fazer isso após a sua morte e ressurreição. Havia de assentar-se ali “à direita de Deus, daí em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo dos seus pés”. (Heb. 10:12, 13) Levaria um longo tempo até que recebesse de seu Pai a ordem de assumir os plenos poderes do reino, mas naquele tempo ele primeiro inspecionaria e recompensaria seus “escravos”. Esperaria que estivessem em harmonia, cuidando de seu ‘negócio’, não em divergência entre si. Depois de terminar a inspeção, expulsaria seus inimigos da terra, conforme mostrado em Lucas 19:15-27. — Sal. 110:1-3.
ANTES, Jesus disse que quem fosse batizado seria salvo. [Mar 16:16]
DEPOIS, garantiu ‘salvação’ ao sujeito que foi com ele crucificado, SEM batismo. [Luc 23:43]
Primeiramente há dois tipos de Batismo, o batismo nas águas, e o Batismo no fogo. "Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo." (Lucas 3 : 16)
O Batismo que garante a salvação é o Batismo no fogo (Espírito Santo) que é o Batismo dado a todo aquele que é dado o arrependimento.
R:ANTES, Jesus disse ao mesmo que ainda naquele dia o tal estaria com ele no paraíso. [Luc 23:43]
DEPOIS, Jesus (já ‘ressurreto’) pede que Maria não toque nele, pois NÃO havia ainda ‘subido ao Pai’. [João 20:17]
Nas originais há uma vírgula, o texto na verdade fica assim: "Na verdade te digo HOJE, estarás comigo no paraíso..."
ANTES, Jesus disse que não ia subir à festa. [João 7:8]
DEPOIS, ele sobe à festa em secreto. [João 7:10]
R: Pra responder essa eu vou somente colocar em Capslock o versículo. 8 Subi vós a esta festa; eu não subo AINDA (AINDA) a esta festa, porque ainda o meu tempo não está cumprido.
ANTES, Jesus permitiu que seus discípulos adquirissem espadas. [Luc 22:36]
DEPOIS, Jesus disse que quem brandisse a espada, pela espada pereceria. [Mat 27:52]
R: Jesus pediu pra eles comprarem para a profecia uma profecia ser cumprida: 37 Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento.
porém Cristo condenou o USO da espada. Ele pediu pra eles comprarem a espada, somente isso. À primeira vista, é fácil vermos como alguém poderia pensar que esta passagem está contrariando os ensinos anteriores de Jesus sobre a não-resistência
O próximo versículo é mais claro ainda: “E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta” (Lucas 22:38).Obviamen
ANTES, Jesus disse que Deus não o deixaria só. [João 8:29/16:32]
DEPOIS, Jesus disse, “Meu Pai, por que me desamparaste?” [Mat 27:46]
R: João 8:29 E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.
Repare que ai o tempo está no PRESENTE, ou seja, o pai até ali não o tinha deixado só.
16:32 Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.
R: O pai estava com Cristo em todos os seus momentos, porém como relatado por Cristo na cruz, SOMENTE NO MOMENTO DO SEU SOFRIMENTO que o pai o deixou sem auxílio, mas isso significa que Deus não estava com ele? de modo algum, vamos ler o Salmo de David:
SALMOS 22
2 Meu D-us, Meu D-us, por que me desamparaste ? Distante de minha salvação (estão) as palavras de meu clamor.
Significa que Deus abandonou David? . Resumindo, Deus estava com Cristo no sentido de APOIAR O SEU PAPEL ministerial, porém agradou a Deus moer a Cristo para que se cumprisse as escrituras.
Gosto há 11 horas
Jonas Justiniano
ANTES, Jesus diz que nossas boas obras devem ser vistas pelas pessoas. [Mat 5:16]
DEPOIS, Jesus diz que não devemos executar boas obras para que os outros as vejam. [Mat 6:1]
R: Vamos ler Mateus 6:1 GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
Cristo deixa especificamente "GUARDAI-VOS DE FAZER ESMOLA DIANTE DOS HOMENS, PARA SERDES VISTOS..." Cristo estava condenando quando fazemos obras justamente para SERMOS VISTOS
já em Mateus 5:16 as obras podem ser feitas diantes dos homens, mas não PARA SERMOS VISTOS (Para nos gloriarmos) mas para que Deus seja glorificado através daquela obra.
ANTES, Jesus diz que quem chamar outro de ‘louco’ é réu do inferno.
DEPOIS, ele mesmo chama os fariseus de ‘loucos’
R: Quando Cristo nos ensina a não chamar o irmão de louco ele não ta nos ensinando a ficar calado perante os erros, ele só esta nos ensinando a nos guardar da Lashon Hará.
ANTES, Jesus diz que o divórcio não é permitido sob nenhuma circunstância. [Mar 10:11/Luc 16:18]
DEPOIS, diz que em caso de adultério, é certo divorciar-se. [Mat 5:32/19:9]
R: Nos versos de Marcos e Lucas Cristo não ta explicando as condições, isso não tem ABSOLUTAMENTE nada de contradição. Se Cristo falasse "Em hipótese nenhuma", ai sim seria uma contradição ¬¬'
ANTES, Jesus diz que os VERDADEIROS seguidores expulsariam demônios. [Mar 16:17]
DEPOIS, diz que até mesmo os FALSOS seguidores fariam isso. [Mat 7:21-23]
Cristo em seu julgamento (Não preciso citar o verso, você sabe que existe) afirma que muitos expulsaram demônios no nome dele, e ele disse:"Apartai- vos de mim malditos.."
Sabemos que Cristo provavelmente estaria julgando esses pseudo pastores que pregam nas televisões, que não expulsam nenhum demônio, só fazem um espetáculo a parte.
E outra, Cristo falou ali para os discípulos, o sinal para todos os discípulos que tinham ou não a Cristo era sim, de fato a expulsão de demônios do possesso, não só isso como curas...o Novo testamento relata várias curas e expulsão de demônios por parte dos DISCÍPULOS de Cristo.
ANTES, Jesus diz que viria antes mesmo que o evangelho fosse pregado em Israel. [Mat 10:23]
DEPOIS, Jesus diz que só viira após a pregação a todo o mundo. [Mat 24:14]
R:se você analisar todo o versículo irá perceber que Jesus se refere aos seus servos que estarão vivos na sua vinda. Quando pois vos perseguirem (perseguirem os servos) nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis(quem acabareis? os servos)de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.
Jesus não deixará sozinhos os que tiverem aqui na época de sua vinda, ele dará forças para irem até o fim.
ANTES, Jesus diz que nossas boas obras devem ser vistas pelas pessoas. [Mat 5:16]
DEPOIS, Jesus diz que não devemos executar boas obras para que os outros as vejam. [Mat 6:1]
R: Vamos ler Mateus 6:1 GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
Cristo deixa especificamente
já em Mateus 5:16 as obras podem ser feitas diantes dos homens, mas não PARA SERMOS VISTOS (Para nos gloriarmos) mas para que Deus seja glorificado através daquela obra.
ANTES, Jesus diz que quem chamar outro de ‘louco’ é réu do inferno.
DEPOIS, ele mesmo chama os fariseus de ‘loucos’
R: Quando Cristo nos ensina a não chamar o irmão de louco ele não ta nos ensinando a ficar calado perante os erros, ele só esta nos ensinando a nos guardar da Lashon Hará.
ANTES, Jesus diz que o divórcio não é permitido sob nenhuma circunstância. [Mar 10:11/Luc 16:18]
DEPOIS, diz que em caso de adultério, é certo divorciar-se. [Mat 5:32/19:9]
R: Nos versos de Marcos e Lucas Cristo não ta explicando as condições, isso não tem ABSOLUTAMENTE nada de contradição. Se Cristo falasse "Em hipótese nenhuma", ai sim seria uma contradição ¬¬'
ANTES, Jesus diz que os VERDADEIROS seguidores expulsariam demônios. [Mar 16:17]
DEPOIS, diz que até mesmo os FALSOS seguidores fariam isso. [Mat 7:21-23]
Cristo em seu julgamento (Não preciso citar o verso, você sabe que existe) afirma que muitos expulsaram demônios no nome dele, e ele disse:"Apartai-
Sabemos que Cristo provavelmente estaria julgando esses pseudo pastores que pregam nas televisões, que não expulsam nenhum demônio, só fazem um espetáculo a parte.
E outra, Cristo falou ali para os discípulos, o sinal para todos os discípulos que tinham ou não a Cristo era sim, de fato a expulsão de demônios do possesso, não só isso como curas...o Novo testamento relata várias curas e expulsão de demônios por parte dos DISCÍPULOS de Cristo.
ANTES, Jesus diz que viria antes mesmo que o evangelho fosse pregado em Israel. [Mat 10:23]
DEPOIS, Jesus diz que só viira após a pregação a todo o mundo. [Mat 24:14]
R:se você analisar todo o versículo irá perceber que Jesus se refere aos seus servos que estarão vivos na sua vinda. Quando pois vos perseguirem (perseguirem os servos) nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis(quem acabareis? os servos)de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.
Jesus não deixará sozinhos os que tiverem aqui na época de sua vinda, ele dará forças para irem até o fim.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Shalom! Welcome to CAV Reformed Theology
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.