sexta-feira, julho 13, 2012

UMA PESSOA QUE NASCEU SURDA MUDA PENSA EM QUE IDIOMA?



  • http://alemdorh.blogspot.pt/2012/05/ana-amalia-tavares-barbosa-um-exemplo.html

    • Gostas disto.

      • Luís Magalhães Ana Amália Tavares Barbosa escreveu a sua tese ao longo de 3 anos utilizando um programa de computador desenvolvido especialmente para ela, onde o alfabeto completo aparece na tela onde as letras surgem destacadas a cada segundo, ela abre a boca para que o seu queixo toque um sensor para escolher cada letra destacada e assim, formar as palavras.
        Realizada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, ela levou 3 horas para defender a sua tese, intitulada " Além do corpo: uma experiência em arte/educação", que é fruto de três anos de trabalho com artes visuais, realizado com um grupo de seis crianças com lesões cerebrais atendidas na Associação Nosso Sonho, na qual ela é professora (mais um exemplo de SUPERAÇÃO).
        Recebeu o título de Doutora com “distinção e louvor” e no final da defesa da sua tese, a já doutora Ana Amália disse só uma palavra com os olhos: "Consegui".

        há 5 minutos · Editado ·  · 1

      • Luís Magalhães RESUMO DA TESE: Além do corpo: uma experiência em Arte/Educação - Ana Amália Tavares Bastos Barbosa

        Este estudo analisa o trabalho de Artes Visuais desenvolvido durante três anos, de 2008 a 2010 com seis crianças que tiveram paralisia cerebral e outras lesões cerebrais no nascimento. As crianças tinham entre 7, 8 e 9 anos na época. O objetivo principal das aulas de arte foi o de desenvolver os sistemas proprioceptivo e exteroceptivo. O sistema proprioceptivo é definido como a percepção do corpo no espaço e da relação dos segmentos do corpo entre eles. O sistema exteroceptivo é definido como a ação dos sentidos da visão, audição, sensibilidade da pele, cheiro e sabor. Desenvolvi um projeto que trabalhou a relação do corpo no espaço, mas ao mesmo tempo era voltado especificamente para o desenvolvimento da percepção, tentando envolver todos os sentidos. Outra preocupação foi a inclusão cultural dessas crianças levando-os para exposições e espaços culturais. O desenvolvimento da consciência corporal e da alfabetização cultural estava associado não só com a visita a instituições culturais, mas também com a apresentação de obras de artistas e a presença de artistas convidados para trabalhar com eles na sala de aula. Começamos com o desenho do contorno dos corpos em papel, pintura e fotografia. Continuamos usando o corpo, desta vez como um pincel, depois de assistirmos ao vídeo de Yves Klein, no qual as bailarinas com corpos pintados produziam pinturas na tela com seus corpos. Continuamos, ao convidar um artista para pintar seus rostos. A relação do corpo, da cadeira de rodas e do espaço continuou sendo explorada através da visita ao Instituto Tomie Ohtake e outras visitas como ao Jardim de Esculturas do Parque da Luz e à Exposição de Arte para Crianças no SESC Pompeia, onde eles exploraram uma reinterpretação do Quadrado Mágico n.5 de Hélio Oiticica. Todas as crianças usam cadeiras de rodas, alguns não falam e têm dificuldade de ver. A professora também está em cadeira de rodas, não fala. E tem deficit visual. Tinha que ir às instituições antes da visita dos estudantes para verificar a acessibilidade e a receptividade. A preparação para as visitas também envolveu o entendimento anterior com as instituições e os seus serviços educacionais. Desde 2008 os professores da ONG Nosso Sonho, onde este estudo foi realizado, estão trabalhando para a alfabetização deste grupo de crianças. A neurobiologia considera que passada a idade adequada para a alfabetização torna-se mais difícil aprender a ler e escrever. É necessária uma reabilitação através do desenvolvimento integrado dos sentidos. Baseei-me em varias fontes entre elas Ricardo Nitrini (neurologista) e Hélio Oiticica para projetar as atividades para desenvolver a percepção do corpo inteiro e John Dewey para apoiar a ideia de experiências provocadas. Trabalhei com a Etnometodologia e a Metodologia de Pesquisa em Arte/Educação baseada nas Artes Visuais.

        há cerca de um minuto ·  · 1

  • LUIS MAGALHÃES PENSE SOBRE ISTO

    Intrigante




    • Tu e Mariah Volpato gostam disto.

      • Luís Magalhães Deste do útero materno acredita-se que o bebé já possa responder a estímulos da voz humana. Quando nasce, o bebé interage com o mundo externo através dos estímulos auditivos e visuais. Com o amadurecimento do sistema nervoso central a criança vai adquirindo a capacidade de transformar os estímulos que ouve em fala. É através da audição que a pessoa tem a possibilidade de vir a desenvolver a habilidade da fala. Deste modo, uma criança que nasce com problema de surdez não vai desenvolver a fala por falta de estímulo, mas não nasceu muda obrigatoriamente. Apesar de não poderem ouvir, portanto, não reproduzem os sons ambientes, as pessoas mudas podem desenvolver uma linguagem visual, como a linguagem de sinais e se estimuladas vão adquirir outros marcos do desenvolvimento, pois possuem potencialidade, capacidade criativa e de trabalho como qualquer indivíduo. Surdez não é sinónimo de incapacidade de aprendizado. Recomendo "HISTÓRIAS DE VIDA SURDA: IDENTIDADES EM QUESTÃO", por Gladis T.T. Perlin »»»»»http://www.sj.ifsc.edu.br/~nepes/midiateca_dissertacoes/pdf_completa/dissertacao_12.pdf
        há 33 minutos ·  · 1



      • Luís Magalhães Hoje, honestamente, não se acredita que o pensamento sem palavras seja algo possível – pelo menos, o pensamento simbólico que é a marca dos seres humanos. "Vivemos num mundo de palavras", diz-nos o antropólogo Richard Leakey. "Os nossos pensamentos, o mundo da nossa imaginação, as nossas comunicações e a nossa rica cultura são tecidos nos teares da linguagem... A linguagem é o nosso meio... É a linguagem que separa os humanos do resto da natureza." Para o neuropaleontólogo Harry Jerison, precisamos de um cérebro grande (três vezes maior do que o de outros primatas) para lidar com as exigências da linguagem.

        Portanto, se pensamos com palavras e com as conexões entre elas, a nossa capacidade de usar palavras tem muito a ver com a nossa capacidade de pensar. Dito de outra forma, pensar bem é o resultado de saber lidar com palavras e com a sintaxe que conecta uma com a outra. O psicólogo Howard Gardner, com sua a tese sobre as múltiplas inteligências, talvez diga que Garrincha tinha uma "inteligência futebolística" que não transitava por palavras. Mas grande parte do nosso mundo moderno requer a inteligência que se estrutura por intermédio das palavras. Quem não aprendeu bem a usar palavras não sabe pensar. No limite, quem sabe poucas palavras ou as usa mal tem um pensamento, digamos, encolhido.

        Talvez o veredicto mais brutal sobre o assunto tenha sido oferecido pelo filósofo Ludwig Wittgenstein: "Os limites da minha linguagem são também os limites do meu pensamento". Simplificando um pouco, o bem pensar quase que se confunde com a competência de bem usar as palavras. Neste particular não temos dúvidas: a educação tem muitíssimo a ver com o desenvolvimento da nossa capacidade de usar a linguagem. Portanto, o bom ensino tem como alvo decisivo a competência linguística.

        há 29 minutos ·  · 1

      • Luís Magalhães Recomendo Magaly Delgado: "Bianca - O ser simbólico: para além dos limites da deficiência mental"http://www.vigotski.net/ditebras/padilha.pdf
        há 22 minutos ·  · 1

      • Magaly Delgado Perfeito meu amigo. Sabia que podia contar com o "GOOGLE DE BRAGA", adorei realmente vou repassar as informações, quando vi esta postagem sabia que tinha endereço certo, VOCÊ. bjosssss
        há 16 minutos ·  · 1

      • Luís Magalhães Ana Amália Tavares Barbosa, de 46 anos, defendeu a sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Com paralisia em quase todo o corpo, em razão de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorrido no dia em que deveria ter apresentado sua tese de mestrado há dez anos. Amália desenvolveu todo o seu doutorado apenas com os poucos movimentos motores que lhe sobraram: o piscar dos olhos e o abrir e fechar da boca. Durante a defesa da sua tese, feita no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, no parque Ibirapuera, Amália respondia aos questionamentos da banca avaliadora com movimentos da boca. Um telão mostrava um alfabeto completo, que tinha as suas letras destacadas a cada segundo por um programa de computador. Para formar palavras, Amália tinha de abrir a boca quando a letra que ela queria selecionar aparecia destacada. http://www.youtube.com/watch?v=aSD-aIeZVEw&feature=player_embedded
        há 14 minutos · Editado ·  · 1

      • Luís Magalhães http://youtu.be/aSD-aIeZVEw

        www.youtube.com
        Em discurso nesta quarta-feira (16), o senador Benedito de Lira (PP-AL) ressalto...Ver mais
        há 12 minutos ·  · 1 · 

  • A tristeza da vida tem que servir para alguma coisa... Caso contrario é totalmente inútil insistir no caminho... Há momentos da vida que tudo acaba para obter um novo recomeço... O vinho puro só é servido em taça vazia... Recomeçar... Se inovar é preciso.




    • Gostas disto.


  • Seria fácil perceber o que me vai na alma,
    meus anseios, meus medos.
    Mas me nego a olhar para mim.
    Custa-me enfrentar aquilo que tão bem escondo, disfarço.
    Ir de encontro a mim mesma, me faria crescer, sair do conforto que a ilusão me proporciona.
    Não sei se quero.
    Mas algo me empurra de encontro as minhas verdades, a insatisfação pontua minha vida, e parto em busca de algo novo.
    Algo que me mostre quem sou eu.
    Liberto-me dos medos, quebro os espelhos e me confronto com
    a mais pura e inacabada obra de Deus.
    EU Mesma
    Magamagaly

    Apresentação de sentimentos, vivências, palavras e imagens.




    • Gostas disto.

  • A fé cristã irá simplificar-se no futuro
    Os dogmas constituem respostas a perguntas que deixaram de nos dizer diretamente respeito. Tornam-se acessíveis, de modo progressivo e imediato, mas só para o historiador; também a consciência histórica, como é sabido, sofre agora de erosão. Se a fé cristã não quiser tornar-se vazia, sem substância, e recusar a simples adaptação ao que não passa de moda, então, a única coisa a fazer é crescer em profundidade, mais do que em extensão, e viver mais conscientemente a partir do centro que tudo engloba. Também neste sentido, a fé cristã irá simplificar-se no futuro.

    Walter Kasper, "Introdução à fé", 184




  • Corro e parto em disparada.
    Estou atrasada para ser feliz.
    A felicidade passou e eu nem sequer me dei conta do quanto perdia, ao deixar pelo caminho restos de mim mesma.
    Perceber que me reneguei a segundo plano, me enche de tristeza, mas me consola ainda saber que há vida depois da consciência.
    Tudo tem um preço.
    E ao pagar o meu, agradeço a você.
    Foi sentindo a dor do seu abandono, que percebi que antes de você eu mesma já havia me abandonado.
    Magamagaly

    Apresentação de sentimentos, vivências, palavras e imagens.




    • Gostas disto.

  • Tu pouco dás quando dás de tuas posses. É quando dás de ti próprio que realmente ofereces amor a teu semelhante."
    Gibran Khalil Gibran



    • Gostas disto.

  • O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos.



    • Gostas disto.

  • Algumas vezes sentiu- se derrotada e acha que tudo acabou... Tudo está perdido... Se sente no abandono total... Mas não se deu por conta que pode usar uma força superior, existente dentro de você... Entenda... Nada está perdido, sempre haverá uma luz para lhe guiar e mostrar o caminho.





  • Tomar posse da vida, é levantar-se e dizer ao mundo que chegou a hora de crescer e tomar seu lugar ao sol.
    Magamagaly

    Apresentação de sentimentos, vivências, palavras e imagens.




    • Tu, Airtoon Siqueira e Mariah Volpato gostam disto.

      • ‎"Prefiro
        ler pessoas,
        pelo que elas fazem,
        falam, e escrevem...
        Nas palavras é que se percebe quem é o quê...
        Fisicamente nada se vê.
        Em mim é o coração que come …
        e não os olhos."

        AP.




        • Gostas disto.



  • MELHOR PÁGINA É ESCOLHA

    Na vida e às vezes, não basta mudar a página. Permanecer nela, também é o melhor caminho.
    Porém a sabedoria não fala, mas usa o termo do silêncio e senti-la requer sensibilidade interna.
    Não basta remover obstáculos é necessário limpar as pedras e colocar-lhes o brilho.
    Não basta, querer manter as coisas e pessoas, para não apagarmos um pouco de nós mesmos, mas fazer que se tornem vínculos de aprendizado na estrutura.
    Não basta, dizer que a felicidade existe... Mas buscá-la ou ir ao encontro dela é não permitir que morra o valor de tudo que dê alegria.
    Antes de mudar a página, verifique os prós e os contras e se vale ou não a pena... É que o sempre, não vive de incertezas, mas a força no teu ser, te fará viver no sempre que nunca se acaba.
    -Mudou-a? Superou vivendo... pela escolha!

    (A.M)





    • Gostas disto.

  • ‎"Cuida dos teus pensamentos,
    porque se tornam palavras,
    escolhe as tuas palavras, porque
    se tornam ações, entende as tuas
    ações, porque se tornam hábitos,
    estuda os teus hábitos, porque se
    tornam no teu caráter, desenvolve
    o teu caráter, porque ele se torna
    o teu destino".




    • Gostas disto.

  • Ótima tarde a todos.
     ·  ·  · há 23 horas

    • Gostas disto.

  • Contei os teus passos
    Um andar, um flutuar
    Um olá
    Que parece mais
    Um mimo
    Eu sabia que estava
    Reservado para mim
    Um momento
    De felicidade



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