domingo, abril 14, 2013

Ressurreição - Algumas observações



  • Este blogger: Inté!

  • Internauta chaverá Ana Paula:

    Inté! Mas antes de vc ir, me diz aonde esta aquela passagem onde fala depois da ressurreiçao andou
  • Blogger Élder Magalhães, Luís:

    ?????????????

  • Com os seus amigos e comeu, estes nao reconheceram Jesus



  • só no partir do pao, reconheceram q era seu amigo Jesus

  • Não o reconheceram porque é Jesus na sua meditação.
    A ressurreição não é literal.
    E eles explicam-na desta maneira.
    Senão reconheceriam-no logo.




  • é



  • É uma metáfora teológica.
    Certo?




  • sim

  • Citação:

    Quanto à ressurreição, ela não pode entender-se como a reanimação do cadáver. O que foi feito do cadáver de Jesus ninguém sabe: pode inclusivamente ter ido para uma vala comum. No entanto, não haveria cristianismo sem a convicção de fé de que Jesus não morreu para o nada mas para o interior de Deus, para a vida eterna de Deus. Deus em quem Jesus acreditava e revelou como amor não o abandonou na morte.


  • "Vimos o Ressuscitado mas não com os olhos da carne ..."





  • hum, se formos olhar com olhos humanos, a ressurreiçao nao foi no mesmo corpo !!

    mas as coisas de Deus sao muito alem daquilo q conhecemos ou entendemos

    como ele tinha o poder de ressuscitar mortos, nao era dificil pra ele voltar no mesmo corpo, sendo ele o proprio Deus manifesto em carne



  • Nunca seria o seu corpo físico...
    Se ele tivesse ressuscitado literalmente...
    Seria um corpo subtil



  • a palavra diz q o copor é transformado , um corpo corruptivel por um incorruptivel, perfeito
    corpo*

  • E na ascensão entre as nuvens seria corpo espiritual.



  • mas ele comeu, bebeu com td



  • Corpo físico, corpo subtil, corpo espiritual.



  • o corpo foi transformado



  • Isso são imagens mentais e
    literárias.



  • talvez
  • Metáforas para descodificar o mistério.




  • qdo ele voltar, quem estiver vivo seu corpo sera transformado num piscar de olhos

    nao seria diferente com o corpo de Jesus
    corpo espiritual , nao poderiamos ver ou tocar, muito menos comer e beber
    qdo vc fica assim em silencio é pq vc ta procurando em seus arquivos os textos !!! 



  • Errata sua: "corpo espiritual , não poderíamos ver ou tocar, muito menos comer e beber"



  • corpo espiritual, sim



  • Eu falei: "corpo subtil, pode ver ou tocar, comer e beber"




  • a ta

  • Você falou corpo espiritual.




  • foi
  • Você é que falou corpo espiritual.
    Mesmo.



  • Edward Schillebeeckx, por exemplo, declara que quando os discípulos foram à tumba, as suas mentes estavam tão preenchidas com a luz que não importava se havia ou não um corpo lá. O que aconteceu nas aparições da Páscoa foi uma conversão a Jesus como Cristo, que agora veio para eles como luz do mundo, e esta era a “iluminação” pela qual os discípulos eram “justificados”


  • Certo?




  • é





  • Schillebeeckx afirma que os discípulos, que foram vencidos por sentimentos profundos de culpa por terem fugido e abandonado Jesus, experimentaram na manhã da Páscoa, um sentimento

    maravilhoso de perdão de Deus e da contínua presença de Jesus. Isto se tornou o início, então, da experiência caracteristicamente cristã de experimentar o perdão de Deus e/ou de experimentar as presença de Jesus.





  • Já Gerd Lüdemann sugere que Pedro estava tão profundamente entristecido pela morte de Jesus que ele experimentou o que, como notamos anteriormente, pessoas em tal estado frequentemente relatam: uma sensação da presença amorosa da pessoa há pouco falecida, talvez uma sensação desta pessoa estar mesmo lhe falando e animando. Pedro, então, afirma Lüdemann, comunicou esta experiência aos outros, que foram espontaneamente preenchidos com alegria pela ideia de que Jesus estivesse ainda vivo. Paulo, por sua vez, experimentou a sorte oposta de alucinação: tendo se oposto veementemente ao novo movimento, ele foi vencido pela

    culpa e experimentou uma fantasia induzida pela culpa que ele, também, foi capaz de compartilhar com os outros até consequências marcantemente poderosas.



  • E depois plasmou-se tudo nos evangelhos, em forma de prosa mística.

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