#casher
#kosher
•Método exegético da Escola Judaica helenística•
A EXEGESE ALEGÓRICA JUDAICA-“EMPRESTADA”(MELHOR: PLAGIADA PELA) À “SEITA DO CAMINHO”, OS JUDEUS MESHISHIM* E PLASMADA NA EPÍSTOLA DE BARNABÉ (http://www.earlychristianwritings.com/text/barnabas-lightfoot.html)
*E que inclui os “meshugoyim”** (que são anti Tôrah Oral e contra o Messias judaico, já que na sua hermenêutica o consideram O antiCristo por excelência).
Também podemos encontrar a palavra “Meshishim” geograficamente associada a riachos: “Os riachos Yehudiya, Zaki, Zavitan and Meshishim” (isto de acordo com o link da “Israel Nature and Parks Authority”).
** https://www.orajhaemeth.org/2010/10/yeshu-el-plagiador.html?m=1
O capítulo 10 da Epístola de Barnabé, documento escrito por volta segundo século da era comum, faz uma interpretação muito curiosa de algumas recomendações dadas por Moshe Rabeinu (Moisés) - Deut. 14. Era muito comum nesta época, interpretar textos bíblicos pelo método alegórico , que procurava dar a cada detalhe do texto um sentido mais profundo. Este método exegético fez escola no judaísmo helenístico.
Sobre a proibição de se comer a carne do porco, ele explica:
“Eis o significado do que ele diz sobre o porco: ‘Não te ligarás a estes homens que se assemelham aos porcos [...] Assim é o porco: enquanto está a comer, ele não conhece o seu dono; mas quando está com fome, ele grunhe e, uma vez tendo comido, volta a calar-se.
Sobre a águia, o gavião e o corvo ele diz:
“Isto é: não te ligarás, imitando-os, a estes homens que não sabem ganhar o alimento por meio do trabalho e do suor, mas que, na sua injustiça, arrebatam o bem alheio [...] Eles são como estas aves, as únicas que não providenciam o alimento por si próprias, mas se empoleiram ociosamente, procurando a ocasião de alimentar-se da carne dos outros. São verdadeiros flagelos pela sua crueldade.
Sobre os peixes há também uma explicação:
“Não te assemelharás, ligando-te a estes homens que são radicalmente ímpios e já estão condenados à morte. O mesmo acontece com estes peixes: são os únicos amaldiçoados, que nadam nas profundezas, sem subirem como os outros; permanecem no fundo da terra, habitando o abismo”.
Há ainda uma ainda mais curiosa sobre a proibição de não se comerem lebres e hienas:
“Também ‘não comerás a lebre’. Qual a razão? Isto quer dizer: não serás pederasta, nem imitarás aqueles que são assim. Porque a lebre, a cada ano, multiplica o seu ânus. Ela tem tantos orifícios quanto o número dos seus anos. Também ‘não comerás a hiena’. Isto quer dizer: não serás nem adúltero, nem homossexual, e não te assemelharás àqueles que são assim. Qual a razão? Porque este animal muda de sexo todos os anos e torna-se ora macho, ora fêmea.
#kosher
#kosher
•• Exegetical method of the Hellenistic Jewish School ••
•• THE JEWISH ALLEGORICAL EXEGESIS - “BORROWED” BY THE “SECT OF THE WAY”, A TERMINOLOGY FOR THE SO-CALLED “MINIM” JEWS-GOYIM (MESHISHIM)* - FROM THE EPISTLE OF BARNABAS***••
*And that includes the “meshugoyim”** (who are anti Oral Torah and anti Jewish Moshiach; for them it is the anti-Christ). We can also find the word “Meshishim” geographically associated with streams: “The Yehudiya, Zaki, Zavitan and Meshishim streams” (and this according to the Israel Nature and Parks Authority).
** https://www.orajhaemeth.org/2010/10/yeshu-el-plagiador.html?m=1
*** http://www.earlychristianwritings.com/text/barnabas-lightfoot.html
••• Chapter 10 of the Epistle of Barnabas, a document written around the second century of the Common era, makes a very curious interpretation of some recommendations given by Moshe Rabbeinu (Moses) - Deut. 14. It was very common at this time to interpret biblical texts by the allegorical method, which sought to give each detail of the text a deeper meaning. This exegetical method made school in Hellenistic Judaism.
About the ban on eating pork, he explains:
“Here is the meaning of what he says about the pig: 'You shall not be attached to these men who are like pigs [...] So is the pig: while it is eating it does not know its owner; but when he is hungry, he grunts, and once he has eaten, he falls silent again.
About the eagle, the hawk and the raven he says:
“That is: you shall not attach yourself, imitating them, to these men who do not know how to earn food through work and sweat, but who, in their injustice, take away the good of others [...] They are like these birds, the only ones who do not provide food for themselves, but roost idly, looking for the opportunity to feed on the flesh of others. They are real scourges for their cruelty.
About fish there is also an explanation:
“You will not resemble yourself, connecting with these men who are radically ungodly and are already condemned to death. The same happens with these fish: they are the only cursed ones, that swim in the depths, without rising like the others; they remain at the bottom of the earth, inhabiting the abyss”.
Attention! ••••• There is even an even more curious one about the prohibition of not eating hares and hyenas:
"Also 'you shall not eat the hare'. What is the reason? This means: you will not be a pederast, nor will you imitate those who are like that. Because every year the hare multiplies its anus. She has as many holes as the number of her years. Also 'you shall not eat the hyena'. This means: you will be neither an adulterer nor a homosexual, and you will not resemble those who are like that. What is the reason? Because this animal changes sex every year and becomes sometimes male and sometimes female.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Shalom! Welcome to CAV Reformed Theology
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.