sábado, janeiro 15, 2022

O Messias ou Cristo e a Geulá

http://www.beismoshiach.org/Moshiach/Moshiach295/moshiach295.htm Tradução não apressada O Moshiach (Mashiach ou Messias) e a Geulá Um dia na vida do Melech HaMoshiach (o Rei Messias) Pelo Prof. Shimon Silman, do RYAL Institute e Touro College “O mundo foi criado apenas para o Mashiach.”[1] (Talmud) O Rosh Hashana é o dia da coroação de D'us como o nosso Rei. O Rav Saadia Gaon diz que é por esta razão que tocamos o shofar em Rosh Hashaná, porque era o costume nas coroações dos reis. Muitas vezes ao longo das orações de Rosh Hashaná oramos pelo Mashiach que trará o reino de D'us à sua plena revelação e glória. Neste artigo, fornecemos um vislumbre de quem e o que é o Mashiach. Certamente seria impossível descrever toda a grandeza de Mashiach. O Midrash[2] diz que o Mashiach será maior que Avrohom (Avraham) Avinu e Moshe Rabeinu (Moisés). Nós primeiro teríamos que ter uma compreensão completa da grandeza de Avrohom e Moshe antes que pudéssemos começar a entender a grandeza de Mashiach! Como outra ilustração da grandeza sem precedentes de Mashiach, considere a seguinte profecia de Zacarias (14, 4) sobre o Mashiach: “Naquele dia os seus pés estarão sobre o Monte das Oliveiras.” Além do seu significado literal, esta é uma alegoria para a sabedoria de Mashiach. O óleo representa a sabedoria profunda. As azeitonas, fonte de azeite, representam uma sabedoria ainda maior. Azeitonas no topo de uma montanha representam uma sabedoria ainda maior. Nesta montanha de sabedoria estão os pés do Mashiach, sendo a sabedoria da cabeça muito maior.[3] É a nossa intenção, então, apresentar algumas das características fundamentais do Mashiach para que o leitor possa formular uma imagem do Mashiach ou Messias. * * * A paz e perfeição da Era de Mashiach é o clímax da criação. Encontramos este objetivo declarado no início, bem no início da TÔRAH (TORÁ). O segundo verso de Bereishis (Bereshit) diz: “O espírito de D'us pairava sobre as águas”, sobre o qual o Midrash[4] comenta: “Este é o espírito do Melech HaMoshiach”. Ao longo da Tôrah ou Torá – e especialmente nos Livros dos Profetas – existem inúmeras profecias sobre a Era do Mashiach, algumas explícitas e outras alegóricas. A explicação e elaboração destas profecias, bem como mais informações, são encontradas no Talmud, Midrash, Zohar e livros sobre Kabbala, Chassidus e halachá ao longo das gerações. Rambam, o grande filósofo judeu e codificador da lei judaica, conclui a sua principal obra sobre a lei judaica, Mishneh Tôrah, com dois capítulos discutindo as leis do Mashiach, ou seja, as definições básicas do próprio Mashiach e da Era Messiânica. Noutros lugares, na sua famosa lista dos “13 Princípios da Fé Judaica”, a crença na vinda do Mashiach e a crença no renascimento ou ressurreição dos mortos são os 12º e 13º da lista. Começamos com uma profecia de Yeshayahu que descreve primeiro o próprio Mashiach e depois como será o mundo na Era de Mashiach. Isto será seguido por seleções dos dois últimos capítulos de Mishneh Torá que seguem o mesmo padrão – primeiro descrevendo Melech HaMoshiach (cap. 11), então a Era de Mashiach (cap. 12).[5] Finalmente, vamos basear-nos nestas fontes, bem como em seleções do Talmud, Midrash, Kabbala e Chassidus para esboçar certas características proeminentes do Moshiach ou Mashiach. Yeshayahu Cap. 11 “E um cajado sairá do toco de Yishai e um ramo brotará de suas raízes. E o espírito de D'us repousará sobre ele, um espírito de sabedoria e entendimento, um espírito de conselho e poder, um espírito de conhecimento e temor de D'us. E ele julgará [com facilidade] como com o seu olfato por causa do seu temor de D'us; nem com a vista dos seus olhos julgará, nem com o ouvir dos seus ouvidos provará. E ele julgará os pobres com justiça e admoestará com justiça os humildes da terra; e ele ferirá [os maus da] terra com a vara da sua boca e com a palavra dos seus lábios matará os ímpios. E a justiça será o cinto da sua cintura e a fé o cinto dos seus lombos. E o lobo habitará com o cordeiro e o leopardo se deitará com o cabrito; e um bezerro e um leão e um boi gordo se deitarão juntos e uma criança pequena os conduzirá. E a vaca e até o urso pastarão, juntos os seus filhos se deitarão; e o leão tal como o gado comerá palha. E a criança de peito se divertirá com a toca de uma cobra venenosa; e na toca de uma cobra venenosa um menino desmamado estenderá a mão. Eles não farão mal nem destruirão em todo o Meu santo monte, pois a terra será preenchida com o conhecimento de D'us como as águas cobrem o leito do oceano. E aquele que sair da raiz de Yishai [Mashiach] que permanecer naquele dia será para as nações como um porta-estandarte – as nações o buscarão; e a sua paz será uma honra. E será naquele dia que D'us continuará a aplicar a Sua mão uma segunda vez para adquirir o resto do seu povo que permanecerá da Assíria e do Egito e de Pasros e de Cuxe e de Elam e de Shinar e do Hamas e das ilhas do mar. E ele levantará uma bandeira para as nações para reunir os exilados de Israel; e os dispersos de Judá Ele reunirá dos quatro cantos da terra. E a inveja de Efraim desaparecerá e os opressores de Judá não mais existirão. Efraim não invejará Judá e Judá não oprimirá Efraim. E [Judá e Efraim] cairão sobre os filisteus no lado ocidental [da terra de Israel], juntos eles saquearão o povo do Oriente; sobre Edom e Moav eles estenderão as suas mãos e os filhos de Amon os obedecerão. E D'us cortará o golfo do mar do Egito e Ele moverá a Sua mão no rio com a força de Seu espírito; e Ele a transformará em sete correntes e fará com que [os exilados] andem com as suas sandálias [na terra seca]. E haverá um caminho da Assíria para o resto do seu povo que permanecer, assim como houve para Israel no dia em que subiu da terra do Egito.[6] Rambam – Hilchos Melachim U’Melech HaMoshiach O Melech HaMoshiach surgirá e restaurará a antiga dinastia do Rei David à sua soberania original. Ele construirá o Beis HaMikdash e reunirá os dispersos de Israel [para a Terra de Israel]. No seu tempo, todas as leis da Torá serão restauradas como eram antigamente. Traremos sacrifícios e observaremos os anos sabáticos e jubileus de acordo com todas as mitsvot declaradas na Torá. Quem não acredita nele ou não espera a sua vinda ou presença nega não apenas os Profetas, mas também a Torá e Moshe Rabeinu, pois a própria Torá dá testemunho sobre Mashiach. Ela diz: “D'us devolverá os seus exilados e terá misericórdia de si e o reunirá em…. mesmo que os seus exilados estejam no fim dos céus... e D'us os trará [para a Terra de Israel].” Estas palavras explícitas da Torá contêm em si todas as coisas que todos os profetas disseram sobre o assunto. Também na parashá de Balaão há uma profecia sobre os dois Mashiach - o primeiro Mashiach que foi o rei David que salvou os judeus dos seus inimigos, e o Mashiach posterior que surge dos descendentes de David que salva os judeus das mãos dos filhos de Esaú. Nesta profecia diz: “Eu o vejo, mas não agora” – isto refere-se a David; “Eu o vejo, mas não está perto” – isto refere-se a Melech HaMoshiach. “Uma estrela brotará de Yaakov” – este é David; “E um cajado se levantará de Israel” – este é Melech HaMoshiach…. Além disso, em relação às cidades de refúgio, a Torá diz: “Se D'us expandir as suas fronteiras, você adicionará mais três cidades”. Isto ainda não aconteceu. Mas D'us não dá uma instrução para nada. [Assim acontecerá no futuro – no tempo de Mashiach.] No entanto, não temos que trazer provas dos Profetas [sobre o Mashiach], pois todos os seus livros estão cheios deste assunto. Não pense que Melech HaMoshiach é obrigado a realizar sinais ou maravilhas, trazer coisas novas ao mundo ou reviver os mortos ou coisas semelhantes…. Se um rei surgir da Casa de David que ensina a Torá e está ocupado nas mitsvot como David, o seu ancestral, de acordo com a Torá Escrita e a Torá Oral, obriga todos os judeus a seguir a Torá e fortalecê-la onde ela foi quebrada, e que luta as batalhas de D'us, ele tem o status assumido de ser o Mashiach. Se ele for bem sucedido e for vitorioso sobre as nações ao seu redor, construir o Beis HaMikdash em seu lugar próprio e reunir os dispersos de Israel – então ele é o Mashiach com toda a certeza e ele direcionará o mundo inteiro para servir a D'us todos juntos. Não pense que no tempo do Mashiach qualquer coisa do modo do mundo será cancelada ou que haverá inovações na ordem da natureza. Mas sim o mundo seguirá a sua ordem natural. Alguns chachomim dizem que antes que o Mashiach venha, Eliyahu HaNavi virá. [Mas] em relação a todos estes assuntos e assuntos semelhantes, ninguém sabe como serão até que aconteçam... [O principal é] esperar e acreditar no assunto em geral como explicamos acima. Os eruditos e os Profetas desejavam a Era do Mashiach... apenas para que fossem livres para prosseguir o estudo da Torá e a sua sabedoria sem que ninguém os oprimisse ou distraia para que merecessem o "Mundo Vindouro". Não haverá fome nem guerra, nem ciúme ou rivalidade, pois haverá abundância de bens e todas as iguarias serão tão abundantes quanto o pó da terra. A única ocupação do mundo inteiro será conhecer D'us. Assim, o povo judeu será grande erudito coletivo e conhecerá os segredos ocultos e alcançará o conhecimento de H’Shem em toda a capacidade do homem, como diz o Profeta: “Pois a terra se encherá do conhecimento de D'us como as águas cobrem o leito oceânico.”[7] Enquanto Rambam (Maimónides) escreve que o Mashiach não é obrigado a realizar maravilhas, este é apenas um requisito haláchico, ou seja, a definição haláchica do Mashiach não exige que ele faça maravilhas, mas como veremos mais tarde em muitas fontes, Mashiach terá de fato uma natureza milagrosa. O Rambam está apenas a declarar os requisitos haláchicos mínimos do Mashiach. Da mesma forma, a sua declaração de que o mundo manterá a sua ordem natural aplica-se apenas ao período inicial da vinda do Mashiach, descrito como a Primeira Era. Mais tarde, porém, na Segunda Era, a ordem da natureza certamente mudará à medida que o renascimento ou ressurreição dos mortos ocorrer – uma mudança muito grande na ordem da natureza, de fato.[8] A crença na vinda do Mashiach e a crença no avivamento dos mortos são os 12º e 13º princípios de fé na famosa lista dos Treze Princípios de Fé do Rambam. Semelhante à declaração de Rambam aqui de que aquele que não acredita no Mashiach nega toda a Torá, é a sua declaração noutro lugar de que aquele que não acredita no avivamento ou ressurreição dos mortos não faz parte do judaísmo.[9] “A inovação do Mashiach é que através dele os dois conceitos de ‘acima’ e ‘abaixo’ serão unidos.”[10] Usaremos este conceito de união de opostos como estrutura para a nossa apresentação das características do Mashiach declaradas nas obras do Talmud, Cabalá e Chassidus. Majestade e Modéstia Com relação ao Mashiach, o Profeta Yeshayahu diz:[11] “Eis que o meu servo terá grande sabedoria. Ele será elevado, exaltado e de altíssima estatura”. Em várias fontes esta alta exaltação é explicada como significando que o Mashiach será maior que Adam HaRishon ou Adão, Avrohom Avinu e até mesmo Moshe Rabeinu.[12] Melech HaMoshiach será exaltado, maior e mais honrado e mais glorioso do que todos os reis que o precederam.[13] o Seu reinado se estenderá por todo o mundo e durará para sempre.[14] A Sua sabedoria superará a de Shlomo HaMelech e ele será um Profeta do calibre de Moshe Rabeinu.[15] Ele revelará o nível mais profundo da Torá – tanto o seu conteúdo haláchico quanto os seus segredos místicos.[16] O que sabemos da sabedoria da Torá agora não é nada comparado ao que ela revelará.[17] Ao mesmo tempo, ele será da maior humildade preocupado com o homem comum,[18] trazendo esta nova sabedoria e conhecimento ao nível em que qualquer um pode entendê-lo. Ele mostrará que a fé sincera do judeu simples, totalmente dedicado ao judaísmo, é maior ainda do que a compreensão profunda dos estudiosos.[19] O Midrash conta uma história sobre Moshe Rabeinu desde o tempo em que ele era um pastor. Uma das ovelhas fugiu do rebanho e Moshe deixou todo o rebanho para cuidar desta ovelha e trazê-la de volta ao rebanho. Esta característica o qualificou para ser o líder do povo judeu, pois ele se preocuparia com cada judeu individual.[20] Da mesma forma, o Mashiach cuidará de cada judeu – mesmo aquele que fugiu do rebanho.[21] Estes dois extremos de majestade e modéstia são simbolizados por duas profecias, uma que diz que Mashiach aparecerá numa nuvem e outra que diz que ele aparecerá como um homem pobre montado num jumento.[22] Sabedoria e Profecia O chacham – homem de sabedoria – e o profeta são duas personalidades distintas com características e habilidades diferentes. Cada um tem uma vantagem sobre o outro. O Mashiach atingirá os mais altos níveis de perfeição em ambas as áreas. Como Isaías diz na profecia citada acima: "E o espírito de D'us repousará sobre ele, [isto é, profecia] um espírito de sabedoria e entendimento... um espírito de conhecimento". Rambam escreve, [23] o Mashiach será um chacham maior do que Shlomo HaMelech, que foi chamado de “o mais sábio de todos os homens”, e atingirá um nível de profecia próximo ao de Moshe Rabeinu de quem a Torá diz: “Não surgiu nenhum como Moshe que conheceu D'us face a face.” Há um Midrash que vai ainda mais longe e indica que Mashiach será um profeta maior do que Moshe Rabeinu.[24] De fato, há uma estreita ligação entre estas duas características de ser maior que Shlomo HaMelech e semelhante a Moshe Rabeinu, como vemos na continuação da declaração de Rambam: “…portanto ele ensinará a Torá a todos os judeus”. Isto refere-se a um nível profundo da Torá que será revelado pelo Mashiach. Agora sabemos que a Torá tem grande profundidade. Os maiores rabinos e estudiosos – começando com o próprio Moshe Rabeinu – o estudam, analisam e investigam as suas profundezas há milhares de anos. Mas a Torá sendo a sabedoria de D'us tem profundidade infinita, então mesmo a análise mais profunda pelos maiores rabinos por muito tempo não pode revelar a sua profundidade total. Assim, o Mashiach revelará nele uma nova dimensão anteriormente inatingível. Tão nova será esta revelação que o Profeta Yeshayahu a chama de “Torá chadasha” – uma nova Torá. Shlomo HaMelech refere-se a ela no início do Cântico dos Cânticos e o simboliza com um beijo de D'us. Para poder realizar esta tarefa, Mashiach precisa de duas qualidades. Em primeiro lugar, ele precisa ter o mais alto nível de profecia – semelhante a Moshe – para poder receber esta revelação de D'us, assim como Moshe recebeu a revelação original da Torá de D'us no Monte Sinai. Mas isto ainda não é suficiente. Para ser capaz de ensinar esta nova dimensão da Torá a todos os judeus, ele deve ser capaz de trazê-la ao nível deles. Para fazer isto teria que ter a sabedoria de Shlomo HaMelech – literalmente. A grandeza da sabedoria de Shlomo consistia na sua capacidade de tomar os maiores conceitos abstratos e dar um exemplo após o outro para derrubá-lo um nível após o outro até que até o homem comum pudesse entendê-lo. O Mashiach, que revelará uma sabedoria maior que a de Shlomo, deve, portanto, ter esta habilidade num grau maior do que a de Shlomo.[25] Há outro aspecto da sabedoria de Shlomo HaMelech que também é essencial para a sabedoria de Mashiach. A prevalência da paz no tempo de Shlomo (pelo qual ele foi nomeado, como disse o Profeta, “O seu nome será Shlomo, e eu trarei a shalom – a paz – e a tranquilidade para Israel nos seus dias”[26]) foi uma amostra da paz que prevalecerá no tempo do Mashiach. O poder da sua monarquia deveu-se ao poder da sua sabedoria pela qual todas as nações ficaram maravilhadas. Foi uma grande luz que dissipou as trevas da guerra e trouxe unidade, assim como Yeshayahu diz na profecia messiânica citada acima: “Eles não causarão a destruição… porque a terra será preenchida com o conhecimento de D'us.”[27] Em relação à sabedoria, Shlomo HaMelech diz: “Vi que há uma vantagem na sabedoria sobre o absurdo semelhante à vantagem da luz sobre as trevas”. O Zohar faz uma pergunta poderosa sobre isto: “É preciso Shlomo HaMelech, o mais sábio de todos os homens, para ver que a sabedoria é melhor do que o absurdo e a luz é melhor do que a escuridão? Toda a gente não sabe disto?” O Zohar e a Chassidus explicam que “sabedoria” e o “absurdo” aqui na verdade referem-se a dois tipos de sabedoria, uma que é chamada de “luz” e a outra que é chamada de escuridão. A luz deriva diretamente da Torá – a busca de cima – enquanto a escuridão é a visão da realidade resultante da busca tateante de baixo, a tentativa de entender o mundo em seus próprios termos, por exemplo, a pesquisa científica. A diferença entre estes dois tipos de sabedoria é tão grande que o último é chamado de “absurdo” em relação ao primeiro. O ponto que Shlomo estava a fazer era que quando as ciências são usadas para explicar um assunto na Torá – por exemplo, quando a astronomia e a matemática são usadas para explicar as leis da lua nova – este conhecimento científico deixa de ser secular. Torna-se parte da Torá. A escuridão transforma-se em luz, uma luz maior do que a derivada diretamente da Torá. Esta é a “vantagem” de que Shlomo está a falar. A luz resultante da escuridão transformada tem uma vantagem sobre a luz derivada diretamente da Torá. A grandeza da sabedoria de Shlomo deveu-se em parte ao fato de ele ter transformado as ciências. Esta transformação do “absurdo” em sabedoria é uma parte importante do refinamento do mundo físico que o prepara e realmente traz as mais altas revelações da Torá a serem reveladas pelo Mashiach. É um processo que realmente começou com Yosef, que era o mestre sobre o antigo Egito e a sua sabedoria, atingiu um nível muito alto com Shlomo HaMelech, e será completada pelo próprio Mashiach.[28] Natural e Milagroso O Mashiach é um ser humano com pais humanos cuja ascendência remonta ao rei David. No entanto, a sua alma vem das alturas mais elevadas, da essência do próprio D'us. O Mashiach, como mensageiro de D'us, combina dois extremos. Por um lado, ele é um ser em e para si mesmo, uma alma num corpo físico. Mas ao mesmo tempo, ao ser um mensageiro de Adam HaElyon (a Divindade), ele é literalmente como Ele.”[29] A essência de Mashiach é a mesma que a essência de D'us. Este fato essencial sobre a vida do Mashiach está relacionado com outro fato essencial – que ele vive para sempre, uma vida eterna ininterrupta. Este fato é declarado no Talmud baseado no verso em Salmos, “a Vida que ele [o Mashiach] pediu de H’Shem e H’Shem a concedeu a ele, a duração dos dias para sempre”, e é discutido extensivamente nos escritos da Cabalá e Chassidus. O Mitteler Rebe na sua explicação sobre isto, compara o Mashiach aos outros tzaddikim. Ele diz que todos os outros tzaddikim requerem algum refinamento dos seus corpos e, portanto, deve haver algum tipo de “falecimento”. Mesmo Eliyahu HaNavi cujo corpo ascendeu aos Céus e se tornou como um anjo, exigiu uma transformação do seu corpo da sua condição física na terra para o seu estado totalmente espiritual no Céu. O Mashiach, no entanto, está num nível muito mais alto. “Nenhuma mudança ou refinamento ocorre no seu corpo. Ele terá um corpo físico semelhante aos corpos de todos os judeus daquela época” e comerá, beberá, vestirá roupas e sentará numa cadeira, mas o “Mashiach permanecerá vivo no seu corpo junto com a essência da sua alma – abaixo aqui como está acima, literalmente. Com relação a Moshe Rabeinu “não havia diferença alguma entre o seu corpo e a sua alma... e isto se aplicará ao Mashiach de uma maneira muito mais elevada. Portanto... ele não precisará ascender ao Alto.”[30] Há, no entanto, um período de ocultação entre o momento em que ele atinge o “status assumido de Mashiach” e quando ele atinge o status de “Mashiach com certeza.”[31] Além da comparação com Moshe Rabeinu, há também uma comparação com o rei David. Enquanto o rei David também vive uma vida eterna, a sua vida vem apenas do mundo de Atzilus, enquanto a vida do Mashiach vem da essência do próprio D'us.[32] Além disso, as almas de Moshe Rabeinu e do Rei David “entrarão” na alma do Mashiach.[33] Este conceito de uma alma a entrar noutra alma ou uma alma a conter outra alma, é um tópico profundo na Cabalá. Mas um dos fatos mais importantes sobre o Mashiach é que a sua alma é uma neshama klalis, uma alma geral que contém todas as almas de todos os judeus. Isto significa que a alma de cada judeu é uma parte do Mashiach e, portanto, há uma parte do Mashiach em cada judeu. Este fato tem amplas implicações práticas. Uma vez que a alma de cada judeu corresponde a uma parte única da alma de Mashiach, cada judeu tem um papel único a desempenhar na preparação do mundo para o Mashiach.[34] A vida de Mashiach é certamente uma vida sobrenatural. Como o Maharal de Praga escreve, o “Mashiach estará... além da natureza e do caminho do mundo.”[35] O Midrash diz que D'us concebeu o Mashiach (Adam Kadmon) mesmo antes de criar o mundo porque o Mashiach é superior à ordem da criação.[36] No entanto, ao mesmo tempo, como enfatizamos acima, ele vive dentro da natureza e do mundo físico. Porque ele contém estes dois opostos dentro de si mesmo, ele eventualmente trará o mundo inteiro para uma nova ordem mundial que será caracterizada pela revelação completa da essência infinita de D'us dentro do mundo físico finito,[37] uma ordem mundial na qual o natural e o milagroso combinam-se e funcionam simultaneamente – “Como nos dias do teu êxodo do Egito, eu te mostrarei maravilhas.”[38]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Shalom! Welcome to CAV Reformed Theology

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.