- “As pessoas passam a te valorizar, quando Deus começa a te honrar.t”
— -Walkiria - Quando eu estou triste:( ) Chamo amigos para me divertir e sair pra balada para animar!!(xxxxxxxxxx)
Dreams-of-an-otaku
- “Não tenho o corpo perfeito, meu cabelo é rebelde, meu sorriso é bobo, tenho espinhas, meu jeito é desastrado, eu tropeço no próprio pé, não sou tão bonito, mas tenho cérebro. Serve?”
- Meu único problema e você.
- “Eu faço e abuso da felicidade e não desisto dos meus sonhos. O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos.”
— Charles Chaplin - Não sei de onde tiraram a ideia de que não posso reclamar da minha vida só porque existem pessoas com problemas maiores
- Sabe o que mais dói ?O que mais dói é sentir falta daquilo que agente tinha e não tem mais , o que eu mais sinto falta é do meu melhor amigo que de uma hora pra outra se tornou meu namorado assim como de uma hora para outra nem nos falamos mais , até porque quando nos falamos sempre acaba em brigas e você dizendo o quanto eu sou fria , estou cansada desses seus papinhos de “a vida é minha” “me deixa” sabe voce pede tanto para eu te deixar que um dia eu vou acabar deixando , mas tipo deixando mesmo! sabe não vou mais te ligar , não vou mais sentir a sua falta , não vou mais lembrar das nossas conversas e ficar me iludindo,não vou mais ficar igual uma doida preocupada se você está bebendo ,se está feliz se está mal , sabe vou simplesmente me abster de você, e quando você bater na minha porta , sabe o que vai acontecer? A porta vai abrir mas quem vai abri-la não sou eu vai ser o meu novo namorado e ele vai te encarar dizendo eae ? e você vai me ver vindo correndo lá no fundo vestida com a camiseta dele e quando eu chegar bem perto eu vou fazer questão debeijar ele e te mostrar o quanto eu estou feliz , e ai eu vou olhar pra você e dizer : hoje não tem pão duro !
- “Que se possa sonhar, isso é que conta.”
— Caio Fernando Abreu
Boa manhã/tarde/noite, com um texto atribuído na internet ao Fernando Pessoa, independente do autor é muito bom.
"Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade. Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril"
Fernando Pessoa.
#NW
Valparaíso, Chile. Obrigado Flávio Hypolito.
Valparaíso, Chile. Obrigado Flávio Hypolito.
Valparaíso, Chile. Obrigado Flávio Hypolito.
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Viela próxima a avenida Padre Arlindo Vieira, Jardim Climax , São Paulo, Brasil
olheosmuros.tumblr.com
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O movimento pietista alemão do século XVII
O movimento pietista surgiu na Alemanha na metade do século XVII, como uma nova reforma, mas agora, não contra os católicos, e sim contra a ortodoxia da escolástica protestante, que estava centrada fortemente na elaboração e sistematização da teologia nascente derivada de Lutero, em oposição ao movimento da contra reforma encabeçada pelos Jesuítas. A secularização da igreja e a preocupação puramente doutrinária do escolasticismo protestante, acabou acarretando uma estagnação espiritual, marcada apenas por um formalismo sistemático e vazio entre os cristãos reformados daquele período.
O primeiro grande líder do movimento pietista na Alemanha, foi o alemão Philipp Jacob Spener (1635-1705). Com base e grande influência da literatura mística de grandes expoentes da idade média, como o dominicano Johannes Tauler (1300-1361) e Meister Eckhart (1260-1327), Spener, entendeu que a ênfase na experiência, atribuia um caráter mais subjetivo a religião, para ele, era necessário um retorno à teologia viva dos apóstolos e da Reforma, com uma forte ênfase na pregação do evangelho, acompanhada do testemunho cristão de vida em santidade.
Decepcionado com a degradação moral e a decadência da religiosidade na sociedade alemã, Spener começou a formar grupos de leitura e oração, chamados de collegia pietatis (reuniões devocionais), onde os leigos cristãos se reuniam para trocar experiências e dedicarem parte do tempo orando juntos, sem qualquer formalidade e interferência da tradição da igreja, daí surgiu o nome dos pietistas, aqueles que frequentavam as collegias pietatis. Spener ficou mundialmente conhecido com a publicação da sua obra magna, chamada Pia Desideria, onde ele destacou quatro pontos fundamentais que marcaram definitivamente o início do movimento pietista: O primeiro ponto está relacionado ao caráter fundamental da experiência pessoal religiosa na vida do cristão, o segundo dá maior ênfase na doutrina bílbica, que deve ser transmitida continuamente, tanto de forma privada como pública, com muita responsabilidade pelos sacerdotes aos leigos, o terceiro ponto, frisa a preocupação com o desenvolvimento espiritual, bem como com a proclamação do evangelho e com a prática social de socorro aos necessitados, e o quarto ponto, que proclama a reforma da igreja, combatendo a sua letargia espiritual e suas práticas consideradas mundanas.
Um fato marcante do movimento pietista, foi a criação da Universidade de Halle por Spener e Auguste H. Francke (1663-1727), pois o grande lema do movimento, era o engajamento social, voltado para a criação de escolas e seminários, sempre tendo como paradigma, a experiência da “piedade do coração”. O movimento pietista influenciou fortemente muitos pregadores famosos como John Wesley e John Bunyan, além de todos os movimentos “revivalistas” dos séculos XIX e XX.
O valor da experiência pessoal e subjetiva para os pietistas em relação a religiosidade, se encaixava de certa forma, mais harmonizada com o espírito moderno, que tinha como prioridade a independência intelectual e espiritual, desejando o rompimento com qualquer tipo de tradição passada.
O piestismo chegou ao subjetivismo religioso por uma via “espiritual”, porém, pouco tempo depois, outros grandes protestantes e pensadores, como Immanuel Kant (1724-1804) e Friedrich Schleiermacher (1768-1834), que tinham uma formação pietista e estudaram em escolas moravianas, chegaram a mesma conclusão, só que por uma via “racional”. Para Paul Tillich (1886-1965), o pietismo foi o caminho para o iluminismo, o existencialismo e o pietismo sempre estiveram relacionados entre si.
O resultado da tensão entre a ortodoxia protestante a contra reforma e o subjetivismo pietista, trouxe à tona uma discussão, que veio marcar o período de transição da idade média para o período moderno, principalmente a inauguração posterior do período do Iluminismo. Para o movimento pietista, o critério último de avaliação da fé, deixou de ser a Palavra de Deus, passando a experiência individual (mística) a ter a prioridade, decorrendo daí um emocionalismo exacerbado e o surgimento de um número infindável de seitas, como de fato ocorre até nossos dias de hoje.
Kadu Santoro
FÓRUM DN - TEOLOGIA
A monja e o capitalismo não ético
por ANSELMO BORGES
Nasceu em Barcelona em 1966. É doutorada em Medicina e em Teologia. Muito conhecida pelas suas posições feministas e pelas críticas às multinacionais farmacêuticas, Teresa Forcades é uma monja beneditina do Mosteiro de Sant Benet de Monserrat.
Conheci-a em Julho de 2011, em Santander, num Congresso de Teologia e Ética, e a impressão que me ficou foi a de uma mulher séria e agradável, descontraidamente inteligente e interventiva.
Foi recentemente convidada para a conferência inaugural de um encontro de empresários, talvez o mais importante da Catalunha, com a presença de umas seiscentas pessoas.
Ela é absolutamente favorável ao empreendedorismo. Quereria que isso fosse uma possibilidade para todos, pois isso significa realizar possibilidades e ter iniciativas próprias. Mas põe em causa o empresariado baseado numa relação contratual num quadro capitalista sem ética. Por três motivos.
É uma mentira o mercado que se diz livre. De facto, ao longo da história, o mercado nunca foi livre. "Foi sempre regulado a favor de certos interesses: da realeza, interesses proteccionistas, da classe dominante, do parente dos governantes de turno." Mercado livre é "uma hipocrisia, uma falácia".
Depois, a lógica do capitalismo, no quadro do mercado global, quer "o máximo lucro". Ora, é aberrante, do ponto de vista antropológico e humano, pensar que a melhor maneira de incentivar as pessoas, a sua criatividade, a actividade económica e, em última análise, o crescimento, seja o lucro máximo. Satisfeitas as necessidades básicas, "o que me estimula não é o dinheiro", mas a curiosidade intelectual, o desafio de descobrir potencialidades e encontrar quem ajude a realizá-las, o apreço dos colegas, a valorização do trabalho que faço, ver que o trabalho das pessoas transforma de modo positivo as suas vidas. Porque não criar uma sociedade fundada no que verdadeiramente nos dá gosto e nos realiza? E o direito à alimentação, à educação, à saúde, à reforma tem de estar acima do mercado e do lucro.Portanto, o capitalismo não lhe parece ético. E assume a crítica marxista da mais-valia, dando um exemplo: no mosteiro, temos uma pequena empresa de cerâmica e há uma pessoa de fora que lá trabalha; se lhe pagarmos um euro e ganharmos mil, o capitalismo dirá: que bem! "Mas isto é indigno, pois vai contra a dignidade do trabalho." Há diferenças aberrantes: num contrato, "talvez esteja bem que eu ganhe um e tu ganhes quatro ou até dez, mas mil não pode ser de modo nenhum".É, pois, claríssimo que temos de pensar e organizar uma alternativa. "Quem nos ensinou a não confiar que não nos podemos organizar melhor, ao constatarmos, como constatamos, que o modo actual é tão claramente contrário aos interesses da maioria?" O bloqueio da imaginação é um sinal de alarme. É como se se tornasse não possível para mim, que sou monja e prefiro esta vida, imaginar para mim própria uma vida fora do mosteiro. "Se já nem sequer posso imaginar uma alternativa, creio que isso é um sinal de alienação mental."O que é e aonde leva a especulação? Eu compro todo o trigo e guardo-o. As pessoas vão morrendo, mas, quando os preços subirem, vendo pelo dobro. "Isto aconteceu, e estes senhores do Goldman Sachs sentam-se nas primeiras filas dos convénios e recebem prémios, mas deviam estar na cadeia." São responsáveis por mortes. Jean Ziegler, das Nações Unidas, diz que isto é assassínio organizado. Presentemente, produzem-se alimentos para 12 mil milhões de pessoas, mas há mil milhões com fome. Cada dia morrem 26 mil crianças de fome.
Se continuarmos nesta "alienação mental", neste bloqueio da renovação social, porque os políticos só pensam nas próximas eleições, sem capacidade para criar uma alternativa, a nossa situação pode piorar e podemos assistir a um fascismo social e político e até a uma guerra.
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