"Yeshua Adúltero.
Yeshua cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte [do poço de Jacob] de que nos fala João. Não se murmurava em torno dele: "Que fez, então, com ela? " Depois, com Madalena, depois, com a mulher adúltera, que ele absolveu tão levianamente. Assim, Yeshua, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer" (Lutero, Tischredden, Conversas à Mesa, N* 1472, edição de Weimar, Vol. II, p. 107, apud Franz Funck Brentano, Martinho Lutero, Ed Vecchi Rio de Janeiro 1956, p. 15).
"D-us est stultissimus."
(Martinho Lutero, Conversas à Mesa, ed Weimar, N* 963, Vol. I , p. 487. Apud Franz Funck Brentano op. cit. p. 147). Lutero concluia : "D-us age sempre como um louco." (Franz Funck Brentano, Martinho Lutero, p. 111).
Fonte:
dicionariodafe.com/index.
Comentário crítico:
No seu livro “O Nascimento do Cristianismo”, John Dominic Crossan afirma que “os Evangelhos foram escritos pela fé, para a fé e a partir da fé. [...] os Evangelhos são teologia em vez de história” (CROSSAN, 2004,p. 61).
Ora, se os Evangelhos não são, essencialmente, livros de história, mas de fé no Deus-Jesus, Lutero ao interpretá-los ao pé da letra, como verdades históricas absolutas, não deixa de ser uma grande "mentira" de opinionmaker marcado pela ignorância literalista (o reformador não tinha a ciência bíblica no seu tempo para a devida exegese) sobre Jesus.
Comentário crítico:
No seu livro “O Nascimento do Cristianismo”, John Dominic Crossan afirma que “os Evangelhos foram escritos pela fé, para a fé e a partir da fé. [...] os Evangelhos são teologia em vez de história” (CROSSAN, 2004,p. 61).
Ora, se os Evangelhos não são, essencialmente,
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