Parte 2:
Porque é que só Lucas descreve a Assunção do Senhor de maneira tão diferente? Em Lc 24, 50-53 acontece no Domingo de ressurreição e nos Actos 1, 4-8 ao fim de quarenta dias depois da ressurreição? Estas e muitas outras interrogações levam-nos a concluir que as “contradições” são trabalhos “redaccionais” criados pelos respectivos autores com funções catequéticas. No fundo, a Bíblia é um grande mostruário literário de retórica da fé judaica e cristã. A Bíblia não caiu do céu. Não foi Deus que a escreveu, mas a Igreja judaica e cristã. Não nos devem escandalizar títulos de obras como a de André Paul, Et l´homme créa la Bible[23], a de Jean Potin, La Bible rendue à l’histoire[24], ou a do exegeta episcopaliano americano L. William Countryman Biblical Authority or Biblical Tyranny?[25]. Infelizmente, a Bíblia pode tornar-se numa tirania, à maneira do Alcorão de certos fundamentalistas islâmicos. Para que tal não aconteça há uma Igreja (igrejas) e dentro dessa Igreja (igrejas) há exegetas católicos, protestantes e ortodoxos, guardiães e estudiosos deste livro admirável chamado Bíblia – o Livro dos livros. Pertenço a este grupo por obra e graça de Deus e da Igreja. Fui muito feliz nesta casa e espero em Deus continuar a sê-lo. Obrigado. Joaquim Carreira das Neves, OFM -------------------------------------------------------------------------------- [1] Ver Douglas GROOTHUIS, Revealiong the New Age Jesus. Challenges to Orthodox Views of Chris (InterVaersity Press, Downers Grove 1990) e John P. NEWPORT, The New Age Movement and the Biblical Worldview. Conflict and Dialogue (William B. Eerdmans Publishing Company, Grand Rapids, Michigan 1998). [2] Vol I (Doubleday, New York/London, Toronto/Sydney/Aucklan, 1991), Vol. II 1994; Vol. III 2001 [3] Fortress Press, Minneapolis, 1993. [4] Sal Terrae, Santander, 1979. [5] Sígueme, Salamanca, 1985. [6] Sígueme, Salamanca, 2003. [7][7] Verbo Divino, Estella, 2003. [8] Verbo Divino, Estella, 1998. [9] Verbo Divino, Estella, 2003. [10] José Tolentino MENDONÇA, A Construção de Jesus. Uma Leitura Narrativa de Lc 7, 36-50 (Assírio e Alvim, Lisboa , 2004). [11] Ver D. C. ALLISON, The New Moses: A Matthean Typology. (T & T Clark, Edinbourg, 1993); M,.-É BOISMARD, Moïse ou Jesús. Essai de Christologie johannique. (BETL 84 ; University Press, Louvain, 1988). [12] Sigo os argumentos de Jean-Louis SKA, El camino y la casa. Itinerarios bíblicos (Verbo Divino, Estella, 2005) 193-213. [13] R. W. FUNK , The Acts of Jesus. The Search for the Authentic Deeds of Jesus. (Haper San Francisco. San Francisco, 1998). [14] Orígenes del Cristianismo. El trasfondo judío del cristianismo primitivo (Universidade Pontificia de Salamanca, 1996). [15] La nueva figura de Jesus (Verbo Divino, Estella 2003). [16] Los tres Proyectos de Jesus y el Cristianismo Naciente.o.c. [17] Putting Jesus in His Place. A Radical Vision of Household and Kingdom (Westminster John Knox Press, Louisville, 2003). [18] Los Valores Negados. Ensayo de exégesis socio-científica sobre la autoestigmatización en el movimiento de Jesús. o.c. [19] Ed. Notícias, Lisboa 2004. [20] Verbo Divino, Pamplona 2002, pp. 141-195. [21] Gerd THEISSEN, La fe bíblica.Ibid., 216. [22] Ver Lee Martin McDONALD e James A. SAMDERS (eds.), The Canon Debate (Hendrickson Publishes, Peabody) 2002. [23] Bayard, Paris, 2000. [24] Bayard, Paris, 2002. [25] Cowley Publications, Cambridge, Boston, 1994
Porque é que só Lucas descreve a Assunção do Senhor de maneira tão diferente? Em Lc 24, 50-53 acontece no Domingo de ressurreição e nos Actos 1, 4-8 ao fim de quarenta dias depois da ressurreição? Estas e muitas outras interrogações levam-nos a concluir que as “contradições” são trabalhos “redaccionais” criados pelos respectivos autores com funções catequéticas. No fundo, a Bíblia é um grande mostruário literário de retórica da fé judaica e cristã. A Bíblia não caiu do céu. Não foi Deus que a escreveu, mas a Igreja judaica e cristã. Não nos devem escandalizar títulos de obras como a de André Paul, Et l´homme créa la Bible[23], a de Jean Potin, La Bible rendue à l’histoire[24], ou a do exegeta episcopaliano americano L. William Countryman Biblical Authority or Biblical Tyranny?[25]. Infelizmente, a Bíblia pode tornar-se numa tirania, à maneira do Alcorão de certos fundamentalistas islâmicos. Para que tal não aconteça há uma Igreja (igrejas) e dentro dessa Igreja (igrejas) há exegetas católicos, protestantes e ortodoxos, guardiães e estudiosos deste livro admirável chamado Bíblia – o Livro dos livros. Pertenço a este grupo por obra e graça de Deus e da Igreja. Fui muito feliz nesta casa e espero em Deus continuar a sê-lo. Obrigado. Joaquim Carreira das Neves, OFM -------------------------------------------------------------------------------- [1] Ver Douglas GROOTHUIS, Revealiong the New Age Jesus. Challenges to Orthodox Views of Chris (InterVaersity Press, Downers Grove 1990) e John P. NEWPORT, The New Age Movement and the Biblical Worldview. Conflict and Dialogue (William B. Eerdmans Publishing Company, Grand Rapids, Michigan 1998). [2] Vol I (Doubleday, New York/London, Toronto/Sydney/Aucklan, 1991), Vol. II 1994; Vol. III 2001 [3] Fortress Press, Minneapolis, 1993. [4] Sal Terrae, Santander, 1979. [5] Sígueme, Salamanca, 1985. [6] Sígueme, Salamanca, 2003. [7][7] Verbo Divino, Estella, 2003. [8] Verbo Divino, Estella, 1998. [9] Verbo Divino, Estella, 2003. [10] José Tolentino MENDONÇA, A Construção de Jesus. Uma Leitura Narrativa de Lc 7, 36-50 (Assírio e Alvim, Lisboa , 2004). [11] Ver D. C. ALLISON, The New Moses: A Matthean Typology. (T & T Clark, Edinbourg, 1993); M,.-É BOISMARD, Moïse ou Jesús. Essai de Christologie johannique. (BETL 84 ; University Press, Louvain, 1988). [12] Sigo os argumentos de Jean-Louis SKA, El camino y la casa. Itinerarios bíblicos (Verbo Divino, Estella, 2005) 193-213. [13] R. W. FUNK , The Acts of Jesus. The Search for the Authentic Deeds of Jesus. (Haper San Francisco. San Francisco, 1998). [14] Orígenes del Cristianismo. El trasfondo judío del cristianismo primitivo (Universidade Pontificia de Salamanca, 1996). [15] La nueva figura de Jesus (Verbo Divino, Estella 2003). [16] Los tres Proyectos de Jesus y el Cristianismo Naciente.o.c. [17] Putting Jesus in His Place. A Radical Vision of Household and Kingdom (Westminster John Knox Press, Louisville, 2003). [18] Los Valores Negados. Ensayo de exégesis socio-científica sobre la autoestigmatización en el movimiento de Jesús. o.c. [19] Ed. Notícias, Lisboa 2004. [20] Verbo Divino, Pamplona 2002, pp. 141-195. [21] Gerd THEISSEN, La fe bíblica.Ibid., 216. [22] Ver Lee Martin McDONALD e James A. SAMDERS (eds.), The Canon Debate (Hendrickson Publishes, Peabody) 2002. [23] Bayard, Paris, 2000. [24] Bayard, Paris, 2002. [25] Cowley Publications, Cambridge, Boston, 1994
Sem comentários:
Enviar um comentário
Shalom! Welcome to CAV Reformed Theology
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.